TUTOIA: hoje (2) é o centenário de Almeida Galhardo



O poeta tutoiense, Almeida Galhardo, que os pais queriam que se tornasse padre acabou se tornando aviador, poeta, jornalista e cronista. Mas, sua vida foi ceifada precocemente em um acidente de avião no ano de 1948 em Sao Luis (MA).


Voar era sua paixão, além claro de compor poesias. A mais famosa delas é "Gaivotas", um pássaro marinho. 


Essa mesma gaivota integra o símbolo da farda do Colégio Almeida Galhardo (escola municipal de Tutoia) que foi fundada pelo Monsenhor Hélio Maranhão na década de 60 quando este chegou para ser pároco em nossa cidade e resolveu homenagear o ilustre tutoiense. 


Hoje, 2.12.2022, Francisco de Almeida Soares - seu nome civil - é seu centenário. Almeida Galhardo nasceu no dia 2.12.1922 na cidade de Tutoia. Filho do casal de tutoienses Pedro Luis Soares e Joaquina Almeida Soares. 


O jornal “O Imparcial” de hoje traz uma postagem especial do centenário do nosso mais ilustre poeta, de autoria do professor e pesquisador (também tutoiense) Euges Lima que o descreve como um dos mais promissores poetas de sua geração. 


“Almeida Galhardo era um dos mais promissores poetas de sua geração. Era centrista, foi membro fundador do Centro Cultural Gonçalves Dias (CCGD), em 1945; atuante agremiação literária que congregava a nova geração de poetas maranhenses de São Luís, onde ocupou a cadeira patrocinada por Maranhão Sobrinho. Faziam parte dessa associação, nomes como Nascimento Morais Filho, Ferreira Gullar, Lago Burnett, Vera-Cruz Santana, Reginaldo Teles, João Lima Sobrinho, Celso Bastos, Tobias Pinheiro Filho e tantos outros jovens poetas que começavam a projetar-se no cenário literário local nesse período. Boa parte desses poetas ficou famosa, compuseram depois os quadros da Academia Maranhense de Letras, construíram carreiras sólidas, sejam regionalmente ou nacionalmente e publicaram obras importantes. Galhardo viveu em São Luís entre os anos de 1930 e 1940 e encantou seus leitores com suas talentosas poesias.”


O escritor tutoiense Zé Carlos Ramos escreveu um livro sobre o poeta intitulado “Almeida Galhardo, o poeta das gaivotas” é um retrato da vida do poeta desde seu nascimento até o trágico acidente de avião que ele pilotava em um voo teste tirou sua vida e a de seu amigo Fontoura Chaves. 


Além de Euges e Zé Carlos Ramos, há várias reportagens com poesias de sua autoria e homenagens de escritores e amigos do poeta nos jornais da capital maranhense. 


A escola que tem seu nome sob a direção da professora Francisca Cavalcanti vai fazer uma homenagem este mês. A Secretaria de Cultura do município está preparando uma programação especial em homenagem ao Centenário de Almeida Galhardo e em breve será divulgada, de acordo com a Secretária Verônica Damaceno.


Veja reportagens sobre Galhardo.


No portal jpturismo; No jornal O Imparcial e aqui também; No issu.com; No facetube


Seguem algumas imagens em deferência ao nosso baluarte.


À esquerda atual prédio da Escola Almeida Galhardo, ao centro a logo da blusa do escola, à direita antigo prédio da escola (O Instituto Paulino Neves, antiga residência da família do Coronel Paulino Neves)


Arte: Euges Lima 



Capa do Livro de Zé Carlos Ramos 







O jornal "Diario de S. Luiz", publicou, no dia 12 de setembro de 1948, uma página inteira de jornal em homenagem ao nosso ilustre Almeida Galhardo










Comentários