FESTEJO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM TUTOIA-MA: veja um registro histórico do festejo no ano de 1887

Hoje se guarda no município de Tutoia o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A data é feriado municipal.



Publicamos no post de hoje um registro histórico deste festejo que há mais de 100 anos vem sendo realizado na comunidade de Tutoia Velha que fica a 12km da sede do município de Tutoia.


Veja uma transcrição original ipsis litteris da postagem do Jornal "Diário do Maranhão (MA)”, 12 de Janeiro de 1887, página 2 e 3, noticiam o festejo a Nossa Senhora da Conceição na Vila de Tutóia Velha:


Tutoya.

Escrevem-nos desta localidade: Snr. Redactor do “Diario”, amigo.

Vou ainda uma vez transmitir-lhe algumas notícias deste recanto do velho mundo. 

Exames as escolas publicas. - No dia 6 de dezembro realizou-se Os exames definitivos da escola do sexo masculino dirigida pelo Professor José Inocêncio Diniz sendo este o resultado:

Aprovados plenamente com louvor 

Deolindo Almeida Correia Lima e Egydio José da Costa.

Aprovados plenamente.

Raimundo Neves de Almeida, Aurélio Gregório de Lavor.

Em instrucção moral e religiosa prova oral de grammática, arithmética, cathecismo e leitura. 

Aprovados plenamente. 

Manoel Joaquim Ramos Filho e José Alexandre Ramos.

Em matérias de 3ª classe.

Aprovados plenamente.

Sabino F. da Conceição, José da Costa e Souza e Ignácio C. Lima, Bento A. Soares, Antão B. dos Reis, Pedro J. d'Oliveira, Fausto P. da Silva, Antônio C. de Barros, Antônio N. de Lima, João B. Thomáz, Cornélio G. dos Reis, Antônio D. Nunes e Amyntas N. d’Almeida.

Escola do sexo feminino.

Prova oral de grammática, arithmética, instrucção moral e religiosa, leitura e escripta.

Aprovados plenamente.

Dd. Lavínia N. d’Almeida, Sebastiana A. Soares, Maria Correia Lima, Anna J. da Conceição, Honorata A. Cerveira, Carlota Ramos, Joaquina M. de Barros, Felicidade R. d’Anunciação, Francisca de Sales Santos e Anália J. d’Almeida Ramos. 

Os exames foram todos presididos pelo delegado litterário suplente, capitão [ilégivel], os professores das cadeiras José I. Diniz, D. Amália Vieira de Souza Diniz, o Capitão José Antônio dos Reis e Tenente João José das Neves. 

O professor dirigio a seus alumnos e as de sua senhora palavras affáveis e animadoras acerca da instrucção mostrando a necessidade de serem assiduos e estudiosos. 

Festividade religiosa - A de N. S. da Conceição, padroeira desta Freguezia, teve lugar no dia designado, 8 de dezembro constando de novenas, véspera e dia. Foram juízes o innocente Ignacinho, filho do tenente coronel Dorotheo G. d’Almeida Portugal e d. Crionicie Athayde, esposa do Capitão Eusébio G. de Athayde.

A festa, que esteve boa, correu sempre muito animada. Forão eleitos juízes para festa vindoura o tenente Paulino G. Neves e D. Maria Rosa da Conceição, filha do Alferes Theotônio Conceição do Lago, pelo que desde já contamos com outra bonita festa.

Bailes - O mez passado houve aqui uma grande enchente deste artigo, de modo que tomamos uma fartadella soffrível, e em todos reinou sempre muita ordem e harmonia, deixando-nos porém saudosos os clássicos - grande chaines e caia-rés etc.

Foi um verdadeiro mar de folguedos!

Natal - A missa chamada de galo esteve muito concorrida.

Baptisado - Registramos com prazer o da innocente Amazile, filha do nosso amigo capitão Antonio N. d’Almeida,  forão padrinhos o tenente João José das Neves e sua senhora d. Joaquina de Almeida Neves, o qual teve lugar na tarde de 26, por isso que fomos ainda obsequiados com uma bonita soirés ua noute d’aquelle dia, que terminou as 4 horas da madrugada retirando-se todos satisfeitos.

Regresso - Depois de 3 annos pouco mais ou menos de estada nesta Freguezia voltou no dia 31 para a freguezia que é collado a de N. S. da Conceição de Arayoses, o rvdm. Padre José Pires Seabra a quem desejamos boa viagem, saúde e prosperidade.

Com a retirada do padre Seabra ficando sem vigario porque o tínhamos emprestado, e só rvdm. senhor Bispo Diocesano podia se quizesse preencher o vácuo deixado por aquelle sacerdote mandando para esta Freguesia um outro sacerdote para distribuir ao povo o pasto espiritual.

Hóspede -  Acha-se nesta Villa onde veio visitar seus parentes O distincto estudante do colégio N. S. das Dores do Piauhy, Sr. Antônio Veras, filho do Sr. Franklin Veras, negociante na Parnahyba.

Cumprimentamos-o. 

Anno novo - O 87 apresentou senos trombudo e um tanto chuvoso.

Janeiro, 4 de 1887. 

Sou etc.

Dario” [grifos do autor do blog]


Fonte: http://memoria.bn.br - HEMEROTECA DIGITAL 




 



Comentários