Tutoia: breve histórico das emancipações

 
Vista panorâmica do prédio da Prefeitura. Foto: Acervo da Prefeitura Municipal 
 
Entre 1722 e 1727, surgiu a povoação de Tutoia Velha, às margens do riacho Banguê, com o sítio “Mayrim dos Índios”, que posteriormente deu origem à vila e ao município de Tutoia. A fundação da paróquia ocorreu em 1758, consolidando a presença religiosa na região (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição), pela Resolução Régia de 1º de agosto de 1758, o povoado Tutoia Velha foi elevado à categoria de Vila.

Contudo, pela lei provincial nº 951, de 14 de junho de 1871, a Vila de Tutoia foi extinta, com sua sede transferida para a povoação de Barreirinhas. Pelo Decreto nº 53, de 29 de dezembro de 1890, foi desmembrada de Barreirinhas, recuperando seu status de município autônomo.

Em 16 de abril de 1901, pela lei estadual nº 297, a sede municipal foi transferida para o povoado de Porto Salinas (porto de pescadores), uma localidade surgida a partir de 1822, onde o Coronel Paulino Gomes Neves, defensor da mudança, havia estabelecido atividades comerciais (as salinas) na margem esquerda do igarapé Comum. Nesse momento, Porto Salinas foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Tutoia, tornando-se a sede definitiva do município até os dias atuais.

Em 1911, segundo a divisão administrativa, o município de Tutoia era composto por dois distritos: Tutoia (sede) e Rio Novo (atual município de Paulino Neves). Pela Lei n° 269 de 31 de dezembro de 1948, fica criado o Município de Tutoia e define os limites municipais. Na divisão territorial de 1º de julho de 1960, o município passou a ser constituído pelos distritos de Tutoia (sede), Barro Duro e Paulino Neves, configuração que se manteve até a divisão de 17 de janeiro de 1991.

Com a lei estadual nº 6.185, de 10 de novembro de 1994, o distrito de Paulino Neves foi desmembrado de Tutoia e elevado à categoria de município. No mesmo período, Santana do Maranhão e Água Doce do Maranhão também foram criados, com povoados de Tutoia compondo os novos municípios. Em 15 de julho de 1997, Tutoia passou a ser constituída por dois distritos: Tutoia (sede) e Barro Duro. Pela Lei n.° 7.752 de 11 de junho de 2002, consolida e mantém os limites do Município de Tutoia (iniciativa do deputado estadual Zé Orlando, a época).

Finalmente, Tutoia adquiriu o status de cidade em 1938, consolidando sua emancipação política durante a Era Vargas. Vale destacar que este era um ano em que deveriam ocorrer eleições para presidente no Brasil.
 
 


Avenida Paulino Neves, rua do mercado público (acima) e largo da Praça Getúlio Vargas (abaixo) com a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade.


 
Fontes: IBGE; Blog Elivaldo Ramos; Paulo Oliveira, no livro "Panorama Histórico de Tutoia & Araioses".  
Fotos: Acervo da Prefeitura Municipal, sem datas e autores. 

Comentários