Uma nova ponte entre Piauí e Maranhão poderá trazer desenvolvimento à região do Delta e Lençois

 
Ponte do Jandira. Foto: Elivaldo Ramos, 2024.




Uma das principais pontes que liga os estados do Piauí e Maranhão é a do Pirangi/Jandira, sobre um trecho do Rio Parnaíba, na altura dos povoados Pirangi/Araioses (Maranhão) e Jandira/Buriti dos Lopes (Piauí). A ponte começou a ser construída por volta do ano de 1975 e foi inaugurada em 1982.

Ela é um elo no importante trecho rodoviário entre os dois estados, pelo qual transitam diariamente milhares de veículos de transporte de passageiros e de cargas. Através da ponte, muitas cidades maranhenses, entre as quais as da região dos Lençóis e Delta, acessam diariamente a segunda maior cidade do Piauí, Parnaíba, em busca de serviços de saúde, educação e o comércio. Mas, o trecho se revela um tanto distante se comparado com outro muito mais curto, porém intransitável, nas proximidades da foz do Rio Parnaíba, na região conhecida como Estrada do Leite.

Segundo quem já utilizou ou ainda utiliza o caminho citado para acessar as cidades irmãs (Araioses e Parnaíba) mede aproximadamente 16 km curvilíneos entre áreas alagadiças, veredas em terra firme e um trecho do Rio Paranaíba, medindo aproximadamente 700 metros de extensão. Esse mesmo trecho, como mostra a imagem, utilizando-se da ferramenta google earth, em linha reta mede aproximados 6km de extensão, revelando a curta distância para ligar os dois estados.



Fonte: Imagem do Google.


O novo caminho aqui sugerido, seria acessado, pelo lado parnaibano, por exemplo - e apenas para situar o leitor -, através da Ponte Simplício Dias, saindo do centro da cidade. Já no lado maranhense, nas imediações das ruas São Luís e Alegre, próximas ao centro de Araioses.

A construção dessa ligação rodoviária seria um dos maiores benefícios para as cidades de Araioses, Água Doce, Tutoia, Paulino Neves e Barreirinhas, todas no Maranhão, além, claro, das piauienses, Ilha Grande de Santa Izabel e Parnaíba, notadamente para o trade turístico ou quem realiza o transfer de turistas na região, transporte de pessoas e mercadorias, bem como encurtar as distâncias de acesso ao Delta do Parnaíba. Não somente isso, mas um desenvolvimento nas áreas econômicas e sociais.

A ideia aqui proposta tem vários entusiastas e defensores entre os quais o engenheiro, escritor e Auditor Fiscal do Trabalho, o parnaibano Benedito Florindo, do lado piauiense, e do lado maranhense, empresários e políticos.

Para sua consolidação deste ideário, falta, porém, um despertar dos governantes da região envolvida, possibilitando transformá-lo no maior projeto de desenvolvimento da região, e que escreveria nos anais da história os nomes dos estadistas que o encamparam como projeto de governo.


Comentários

  1. ESSA OBRA SENDO CONSOLIDADA, SERÁ UM MARCO IMPORTANTE PRA TODA REGIÃO...NA QUAL TODAS ESSAS CIDADES CITADAS, TERÃO UM DESENVOLVIMENTO MUITO GRANDE

    ResponderExcluir

Postar um comentário