BASTIDORES DA POLÍTICA: saiba em quais siglas partidárias os vereadores de mandato de Tutoia vão concorrer no pleito de 2024





A janela partidária  (neste ano, de 7 de março a 5 de abril) é uma expressão que se refere ao período de 30 dias em que os vereadores podem trocar de partido sem perder o mandato e concorrer ao pleito de 2024. 


A janela partidária se consolidou como saída para a troca de legenda após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), posteriormente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos em eleições proporcionais. A determinação, regulamentada pela Resolução TSE nº 22.610/2007, estabelece que, nesses pleitos, o mandato pertence ao partido, e não à candidatura eleita (TSE, 2024).


Em Tutoia, com o encerramento do período de filiações partidárias no último sábado, 06/04, data limite para os que almejam concorrer ao pleito eleitoral municipal estarem filiado a partido político, e na última sexta-feira 05/04, data limite para os vereadores e prefeito de mandato mudarem de sigla. 


Veja como ficou a composição partidária na Câmara dos Vereadores de Tutóia após o período de filiações e, naturalmente, por quais siglas os parlamentares irão concorrer a reeleição: 


PDT - Jamilza Baquil, Raimundo Monteiro, Rafael do São Bento, Dulce do Arpoador. O PDT conta também com Raimundinho da Seriema que irá concorrer no lugar de sua esposa, a vereadora Ana. 


Agir - Neto Pimentel, Orleans Castro, Fernando Amaral e Didi do Arpoador; 


PSD - William Silva, Gleison do Carlito e Elias do Chico Elias;


PL - Dôba do Cauby e Jefferson Menezes; 


PRD - Heltônio Araújo.


Destaque-se, os partidos PDT (partido que o prefeito Diringa deve concorrer), Agir, PSD e PRD integram a base de apoio ao prefeito Diringa e somente o PL integra o grupo do pré-candidato Viriato Cardoso. 


As siglas partidárias deverão ter 16 candidatos cada uma, atendendo a determinação da legislação eleitoral em vigor que prevê que concorra em cada partido o número de vagas do legislativo (no caso de Tutoia, são 15) mais um. Os demais nomes de pré-candidatos a vereadores que irão concorrer nas siglas apontadas atualizaremos nos próximos posts.  


O Agir é presidido pela Dra. Rosário Ramos; o PSD, por Adriana Paiva; o PDT, por Alexandre Baquil; o PRD, por Francis Pereira (ex-Pros, que elegeu cinco vereadores no pleito passado); e, o PL (é também o partido que o ex-vereador Viriato deve concorrer), presidido pelo vereador Dôba do Cauby. 


Há ainda os Partidos PSB (com o ex-prefeito Romildo do Hospital, pré-candidato) e o MDB com o ex-prefeito Egídio Júnior (pré-candidato), e o NOVO com o pré-candidato a prefeito Chico Canavieira, com nomes que atualizaremos nas próximas postagens.  


Temos informações dos bastidores da política local, parte do time do Egídio Júnior vai concorrer pelo União Brasil. 


Na base do governo Diringa há ainda a Federação PT - PCdoB - PV. Zé Ovídio, atual Secretário de Pesca, preside o PT e Florindo Neto (filho do ex-vereador Mimico) preside o PCdoB. E o PV está com o presidente da Associação do Porto de Areia, o professor João Evangelista (ex-base de Romildo do Hospital), ligado ao grupo de Egídio Júnior. 


Na dança dos apoios, registre-se o ex-prefeito Romildo perdeu o apoio do professor Agildo (seu candidato a vice na eleição passada) e do enfermeiro Jedaias (ex-Secretário de Saúde), além de Sola e do ex-vereador Mathea do Regino (vereador que teve o mandato abreviado pelo Tribunal Eleitoral) para o grupo de Viriato Cardoso. Tanto Mathea do Regino quanto Dôba do Cauby faziam parte do governo Diringa. 


Outros que saíram do grupo do ex-prefeito Romildo a exemplo do ex-vereador Bernardo Oliveira (que teve o mandato abreviado) e o vereador Didi do Arpoador passaram a apoiar o prefeito Diringa.


Aguardemos as oficialização das candidaturas que devem acontecer até 15 do mês de agosto vindouro para saber como ficarão desenhadas as chapas e os concorrentes de cada sigla.


E você caro eleitor pode deixar seu comentário em nosso post. 





Comentários