IGR Lençóis & Delta é a primeira formalizada como Associação no Maranhão e o tutoiense Patrick Araújo assume a presidência








A Instância Lençóis e Delta, que vinha atuando como um fórum de discussão, agora evoluiu para uma associação oficial. Patrick Araujo que vinha a frente do fórum, continua presidente e deixa claro que o “objetivo é promover o turismo sustentável, preservar a beleza natural dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba e envolver as comunidades locais nesse processo. Juntos, trabalharemos para proteger esses tesouros naturais e criar experiências autênticas para os visitantes.”


Além disso, a formalização da IGR Lençóis e Delta fortalecerá a representatividade dos municípios junto aos órgãos estaduais e federais, possibilitando uma maior articulação para a captação de recursos e a implementação de políticas públicas eficientes e alinhadas com as necessidades locais. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a melhoria da qualidade de vida da população, a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento da identidade cultural da região.


Com uma governança participativa e transparente, a IGR Lençóis e Delta visa consolidar-se como um exemplo de boa prática de gestão regional, inspirando outras áreas a seguirem o mesmo caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. O evento de formalização da IGR Lençóis e Delta representa, portanto, um momento de celebração e compromisso com o futuro da região, marcando o início de uma nova era de cooperação e crescimento para todos os seus habitantes. 



Veja também a postagem do Sebrae 


A iniciativa promete fortalecer turismo e a gestão integrada no coração da Rota das Emoções

Por Assessoria de Comunicação e Eventos

Nesta quinta-feira (04), no município de Primeira Cruz, ocorreu a reunião ordinária para a fundação da Associação IGR Lençóis & Delta. Um passo importante para o turismo local que visa fortalecer a representatividade dos municípios e catalisar o desenvolvimento sustentável e integrado da região.

Com a presença do Sebrae, representantes da Secretaria de Estado de Turismo, autoridades locais, empresários, e representantes da sociedade civil, o evento não só consolidou a IGR Lençóis & Delta como também estabeleceu o tom para uma nova era de cooperação. O calendário de reuniões e o planejamento estratégico para 2024 foram apresentados, ressaltando a relevância da associação na articulação de recursos e implementação de políticas públicas que atendam diretamente às necessidades locais.

Representantes da sociedade civil, empresários e membros do poder público durante a histórica formalização da IGR Lençóis & Delta, em Primeira Cruz

O Sebrae Maranhão, que atua em várias frentes na região seja no âmbito do Projeto Rota das Emoções quanto pela rede de agentes de roteiros turísticos, enfatiza a governança como eixo prioritário. “O Sebrae vem há dois anos realizando o acompanhamento do planejamento da IGR Lençóis e Delta. Trabalhando o eixo de governança na Rota das Emoções, com consultorias, reuniões e treinamentos para os empresários e gestores municipais com o objetivo de fortalecer as lideranças e o protagonismo do trade turístico, o que culminou na formalização da associação”, explicou David Amorim, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim.

O presidente da IGR Lençóis & Delta, Patrick Araújo, destacou o papel da IGR, a partir de agora, referindo-se ao momento como um ponto de inflexão que permite ao Maranhão liderar com otimismo e visão estratégica. “A IGR teve esses dois anos de funcionamento como fórum, com reconhecimento institucional do Ministério e do Estado. A estruturação da IGR Lençóis e Delta é mais do que uma formalidade; é a materialização de um compromisso coletivo com o futuro. Através de uma gestão participativa e focada em resultados, principalmente nos eixos de Infraestrutura, Inovação, Sustentabilidade, Conhecimento, Experiência e Mercado buscamos uma transformação positiva para o turismo local, com expectativas de alcançar novos patamares na atração turística e no reconhecimento nacional e internacional da região dos Lençóis e Delta”, ressaltou.

Equipe Sebrae e a diretoria da IGR Lençóis & Delta

“A visão é posicionar a região não apenas como um roteiro turístico integrado, mas como um Destino Turístico Inteligente (DTI), e a governança é um pilar fundamental, pois é a partir dela que se pensa e age estrategicamente dando impulso e possibilitando meios para uma evolução em outros eixos importantes no desenvolvimento territorial. A formalização da IGR é um avanço esperado para impulsionar essa visão, promovendo uma gestão inovadora que contribua para a melhoria da qualidade de vida local, a conservação ambiental e o enriquecimento cultural, fortalecendo a vocação dessa região para o turismo”, enfatizou Flávia Nadler, gestora Estadual de Turismo e Cultura.

-

Composição da Associação IGR Lençóis & Delta: 

Presidente: Patrick Araújo

Vice-presidente: Reges Reis Júnior

1ª Secretária: Alinne Meireles

2ª Secretária: Rafaela Maciel

Tesoureiro: Matteo Pereira

Diretor de Infraestrutura: Jorge Coelho

Diretor de Promoção e Comunicação: Matheus Oliveira

Diretor de Roteirização: Vanessa Serra

Diretor de Relação com Mercado: Daniel Barros


Comentários