BARREIRINHAS (MA), BASTIDORES DA POLÍTICA: veja em quais siglas partidárias estão os atuais vereadores de Barreirinhas


O cenário em Barreirinhas, a cidade tida como capital dos Lençóis Maranhenses, o cenário deve ser bem disputado com a possível candidatura de Vinicius Vale, filho da presidente da Assembleia Legislativa, Deputada iracema Vale e ainda a candidatura a reeleição do prefeito Amilcar Rocha e da pré-candidatura do ex-prefeito Léo Costa.

Iracema Vale tentou composição com Léo Costa no passado mas não conseguiu e enfrenta forte oposição tanto do Léo Costa quanto do atual prefeito, o que poderia em tese, na reta final unir ambos contra a presidente da Assembleia. 

Segundo os opositores, Vale enfrenta forte oposição devido a sua ligação com os empresários do agronegócio que atuam na região.

Por outro lado, Iracema Vale com toda a sua força política conseguiu agregar em sua base a maioria dos vereadores de mandato daquela municipalidade. 

A briga será grande, porque o município figura nos dias atuais como candidato a receber uma enxurrada de recursos através de investimentos bilionários da exploração mineral (da margem Equatorial), o que deve favorecer um crescimento exponencial de Barreirinhas, e os pré-candidatos estão de olho nessa possibilidade. Segundo dados, os investimentos na Margem Equatorial, área de exploração de petróleo onde está situada a bacia marítima Potiguar, além das bacias do Ceará, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Amazonas, deverão chegar a até 1,09 bilhão de dólares neste ano, o equivalente a R$ 5,44 bilhões na cotação atual. 

Além disso, previsão de investimentos na mesma monta como o último anunciado no importe de R$ 2,3 milhões para aumentar e melhorar o fluxo turístico no Estado.

No ano de 2023, por exemplo, o governador do Estado carlos Brandão, anunciou a destinação de quase 200 milhões de reais para água e esgoto com o objetivo de atender às necessidades da população municipal, que ao longo dos últimos anos tem sofrido com o descaso das gestões públicas municipais que não priorizam áreas de extrema importância da cidade.

Portanto, aquele que assumir o comando de Barreirinhas nos próximo ano vai está nadando em dinheiro. 


Comentários