Acesse o vídeo clicando aqui
CANÇÃO DE TUTOIA
Tutóia, berço de minha mocidade,
Tutóia, meu céu tão lindo cor de anil,
Tutóia, minha canção, minha saudade,
Minha cidade, meu pedacinho do Brasil.
Que eu deixei por entre os mares,
E não previ o que passei,
Já conheci outros lugares
Mas só Deus, sabe quanto chorei,
Já conheci outros lugares,
Mas só Deus, sabe quanto chorei.
Sinto saudades das colinas,
Das serenatas ao luar,
Das brincadeiras das meninas,
Das praias ermas beijando o mar,
Das brincadeiras das meninas
Das praias ermas beijando o mar.
Autor: Nonato Freitas
Este poema foi musicado pelo puxador de toadas Agenilson Silva, conhecido popularmente como “PEZINHO” do Boi Brilho do Delta, primeiro boi de orquestra de Tutoia, que se apresentava nos arraiás da cidade na década de 90.
MEMÓRIA
Lembro quando o amigo Pezinho trabalhava na rádio comunitária TEREMEMBÉS FM (e depois na LITORAL FM) juntamente comigo e algumas vezes tive a oportunidade de vê-lo compondo. Numa dessas, ao lado do Crizan Reis (comércio da praça Teremembés), onde funcionou a Secretaria de Cultura, no final da década de 90, início dos anos 200. Especialmente de uma vez, ele compondo a toada em homenagem a nossa Senhora de Nazaré e outras (ele tinha uma pasta com várias composições) e ele virou pra mim - fumando um cigarro e tomando uma dose de pitu -, e perguntou: - Como eu faço essa rima aqui Elivaldo? Eu disse qualquer coisa que não recordo mais e ele continuou compondo em um pedaço de papel e dias depois (no Arraial) saía mais uma belíssima toada de bumba-boi de Tutoia. Lembranças...lembranças...memórias que recordamos com satisfação de nossa Tutoia e de seus ilustres filhos. O CD Rogai por nós com a música a Nossa Senhora de Nazaré foi gravado na década de 2000.
Elivldo Ramos
#aniversariodetutoia #elivaldoramostutoia #podcastcunversaboa
#82anos #parabens #praias #dunas #rios #mares #princesadolitoral #indioteremembe #padroeira #nossasenhoradenazare #tutoiabeach #tutoia #maranhao #brasil @ Tutóia
Comentários
Postar um comentário