SOCIAL: Comunicadores, jornalistas e outras personalidades participam do encerramento da Semana da Imprensa de Parnaíba-PI



 Luzia de Paula, coroada Rainha da Imprensa 2021 (de verde)


A solenidade que acontece há 59 anos na cidade de Parnaíba e reúne comunicadores - especialmente do rádio piauiense -, jornalistas, colunistas, apresentadores de TV, blogueiros e outras personalidades todos os anos intitulada “Semana da Imprensa” (comemoração de 2020 suspensa por conta da pandemia da Covid-19) teve seu encerramento com uma festa de gala na noite de ontem - último dia de novembro deste ano de 2021 - no Sesc Avenida na cidade Parnaíba-PI. 


Para meu contentamento fui convidado a prestigiar este magnífico evento pelo meu amigo e conterrâneo e respeitado como professor, jornalista e escritor na cidade de Parnaíba-Pi, Gallas Pimentel. O professor Gallas, como todos o conhecem em terra de Mafrense, é natural da terra de La Ravardière (como ele gosta de dizer) é tutoiense de nascimento - assim como eu - e parnaibano de coração, reside em Parnaíba há dezenas de anos depois que mudou-se de Tutóia para esta cidade, ainda jovem.


Naquele majestoso evento fui apresentado a piauienses e a  maranhenses. Aliás, o Maranhão tem emprestado nomes vultosos à sociedade parnaibana desde os tempos coloniais. Muitos foram os tutoienses que aqui conquistaram espaço e respeito como o idealizador e homenageado da “Semana da Imprensa” Rubem de Páscoa Freitas. Sim! Rubem Freitas (in memoriam), irmão de Nonato Freitas (autor da “Aquarela de Tutóia'') - também já falecido -, é tutoiense e foi merecidamente lembrado nos mais diversos discursos da noite de ontem. 


Inebriado fiquei, primeiro por ter sido convidado a participar, depois por ser um evento que homenageia o tutoiense Rubem e por último porque fui citado, e apresentado à plateia, na fala do 2º vice-presidente da ASCOMPAR - Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba, o professor Gallas Pimentel. 


O presidente da Ascompar humildemente disse que duas personalidades fariam discursos: o jornalista Gallas Pimentel e o Dr. Renato Bacellar. Veja um trecho do discurso de Gallas Pimentel.


“Estamos aqui realizando a última etapa, como já foi dito, da Semana da Imprensa, criada há quase 60 anos atrás pelo jornalista Rubem Freitas, considerado o Papa da comunicação social do Piauí. Tem o objetivo de homenagear todos os profissionais da comunicação da sociedade parnaibana, quer sejam jornalistas, radialistas, pessoal que trabalha na televisão, jornaleiros, gráficos, e todas aquelas pessoas que se envolvem para divulgar os acontecimentos noticiosos sociais da nossa cidade. Também são homenageadas aquelas pessoas que se ajudam, que propagam o seu trabalho através de melhorias para a comunicação paraibana. A “Semana da Imprensa” surgiu alguns anos atrás por inspiração do Rubem Freitas que é meu conterrâneo, a propósito tem aqui hoje meu conterrâneo Elivaldo Ramos, jornalista de Tutóia [...]. Era sempre realizada no mês de setembro, em decorrência de que foi em setembro que surgiu o primeiro Jornal do nosso país. Tradicionalmente, começa com uma missa em Ação de Graças e depois seguida pelos cafés da manhã, almoço, jantar e passeios turísticos, inclusive já fomos diversas vezes a Tutóia, recebidos pelos prefeitos. E se encerra com a escolha da nossa rainha, que nem sempre era uma moça ligada ao jornalismo, mas uma moça da sociedade paraibana escolhida pelo próprio Rubem. Por vários anos este encerramento se deu na nas dependências da Fundação Raul Bacelar. E numa dessas reuniões foi criada a Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba. Parabenizamos a nossa nova rainha” trecho do discurso do Professor Gallas. 


Além dos discursos em deferimento aos homenageados, houve desfile das rainhas da imprensa dos anos das últimas versões e da eleita deste ano, a jornalista Luzia de Paula. No final, um apetitoso coquetel oferecido a todos.


Personalidades de destaque da sociedade parnaibana se fizeram presentes: Rogério Linhares, ex radialista e atual empresário do setor hoteleiro e imobiliário; Dr. Renato Bacellar, presidente da Fundação Bacellar; Dedé, empresário, meu colega do curso de Direito e blogueiro e administrador de um blog no whatsapp intitulado “Grupo Rolos de Fumo” cobrindo os bastidores da política piauiense; Gláucio Resende, ícone da comunicação esportiva parnaibana; a radialista e atual Secretária de Comunicação da cidade de Araioses-MA, rainha da imprensa 2019-2020, Gabriela Alves; o presidente da Câmara de Vereadores de Parnaíba (acompanhado do vereador Ronaldo Prado), Carlson Pessoa, jornalista e blogueiro, entre muitos outros.


A rainha coroada, Luzia de Paula, fez um discurso de agradecimento pela honraria recebida. Ela é jornalista e atual Assessora de Imprensa da Câmara de Vereadores de Parnaíba.


Estendo aqui meus agradecimentos e parabéns a todos, em nome do professor Gallas, pela realização de brilhante evento coordenado e organizado pelo presidente da ASCOMPAR e também presidente da Academia Parnaibana de Letras e escritor José Luiz de Carvalho. 



QUEM FOI RUBEM DE PÁSCOA FREITAS?



Um tutoiense que teve participação muito importante na comunicação, na cultura, na educação, na sociedade piauiense, principalmente na sociedade da cidade de Parnaíba,  onde todos o respeitavam, e admiravam, tanto assim que o poder legislativo outorgou-lhe  o Título de Cidadão Parnaibano, recebeu vários títulos, diplomas, troféus   e comendas, e na administração do então prefeito José Hamilton Castelo Branco uma das escolas infantis criadas nessa administração recebeu o nome de "Creche Tia Bita", como assim era chamada a senhora Maria Otávia de Freitas, genitora deste homenageado. Estou falando de Rubem da Páscoa Freitas que nasceu no dia 27 de Março do ano de 1932 em uma casa próxima à Praia da Barra  de onde se ouvia o murmúrio das ondas, o farfalhar das árvores e o cantar dos passarinhos, cenário que muito inspirou a poesia de seu irmão Nonato autor de "Aquarela de Minha Terra" a canção mais executada e  cantada nas solenidades cívicas de Tutóia. (Texto do blog do Professor Gallas Pimentel)


Veja outras imagens do evento:






José Luiz, Gallas Pimentel e Elivaldo Ramos





Carlson Pessoa, Luzia de Paula e Ronaldo Prado

Gallas, Grabriela Alves e Elivaldo Ramos






Comentários