Projeto valoriza a História e resgata a autoestima de estudantes no
interior do Maranhão
Com o Projeto "Sarilho: A
História vira cena", a Profa. Francilda Machado despertou seus alunos para
a importância de sentirem orgulho da própria História, representada por meio de
uma companhia teatral
Levantar a autoestima dos
estudantes a partir da valorização da própria história. Esses são os princípios
que norteiam o Projeto "Sarilho: A História vira cena", finalista do
Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II. Coordenado
pela Professora Francilda Machado, o projeto é desenvolvido na Escola Municipal
Santa Bárbara, no município de São Bento, no Maranhão.
Na entrevista a seguir, a
educadora compartilha um pouco de sua experiência com o desenvolvimento do
projeto. O vídeo completo sobre a iniciativa pode ser conferido no site da Base2Edu, organizadora do Prêmio Professor
Transformador, ou em seu canal no Youtube:
Como surgiu a ideia de desenvolver
este projeto?
Atuo como educadora há nove anos.
Iniciei lecionando em salas do Ensino Médio, em um município vizinho, São
Vicente Ferrer. Desde então, busco desenvolver atividades
que primem por uma aprendizagem significativa e também por
compreender que a Educação é o mecanismo de transformação de realidades. Melhor
ainda, é o mecanismo de transformação de vidas.
Desde que cheguei na Escola Santa
Bárbara, há quatro anos, percebi a necessidade de desenvolver um projeto que
visasse levantar a autoestima dos alunos e também para que eles começassem a
valorizar suas vivências. Assim nasceu o projeto "Sarilho: A História vira
cena", para despertar os nossos estudantes para a valorização das riquezas
do seu próprio entorno e para que percebessem que a sua história local é de
importância ímpar no seu processo de ensino-aprendizagem.
E quais foram as principais
atividades realizadas?
Estruturamos as atividades do
projeto da seguinte maneira: primeiro, realizamos rodas de conversa
relacionando as vivências dos alunos com o conteúdo das aulas. A partir daí,
fomos a campo realizar pesquisas com moradores, fazer anotações e transformar
tudo isso em textos, que seriam apresentados para toda a escola e para as
famílias através da Companhia Sarilho, que foi criada durante o projeto.
Nesse processo, ainda colhemos
imagens e fizemos vídeos que foram e serão muito importantes no resgate da
cultura local.
Quais são os
principais resultados observados até o momento?
Além de contribuir para que a
aprendizagem dos alunos nas áreas de Ciências Humanas nos anos finais do Ensino
Fundamental se tornasse eficaz, o projeto despertou o sentimento de valorização
dos estudantes em relação à sua própria história e a realidade à sua volta.
Hoje temos alunos que não tem medo e nem vergonha de mostrar as suas origens e
falar das suas raízes, de trazer à cena atores reais como pescadores,
lavadeiras e lavradores. Hoje, nós temos alunos com uma autoestima muito
melhor.
Considerando a BNCC, o projeto
trabalhou quais habilidades e competências?
Partindo da premissa de
que todo o trabalho foi pautado na realidade dos alunos e que trouxe um
dinamismo para o ambiente escolar, o projeto colocou em prática as seguintes
competências gerais da BNCC: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade; Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
Foram trabalhadas ainda as
competências específicas para o ensino de História no Ensino Fundamental, tais
como: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder, processos e
mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços, para
analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo; Identificar
interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas
e povos com relação a um mesmo contexto histórico, além de posicionar-se
criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Sobre o Prêmio
Professor Transformador
O Prêmio Professor Transformador
foi lançado com o objetivo de destacar projetos inovadores desenvolvidos por
professores da Educação Básica de todo o País, alinhados com as diretrizes da
BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os 12 projetos finalistas estão
distribuídos em quatro categorias, que correspondem às etapas do Ciclo Básico
da Educação no Brasil: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino
Fundamental II e Ensino Médio.
A classificação final dos projetos
em cada categoria será anunciada durante a Bett Educar, considerada a maior
feira de Educação e Tecnologia da América Latina. O evento está com a sua
realização adiada em 2020, por conta do avanço da pandemia da Covid-19. Tão
logo seja possível, a organização anunciará uma nova data.
Os segundos e terceiros colocados
em cada categoria do Prêmio Professor Transformador irão receber R﹩ 2.5 mil e a oportunidade para
apresentar suas iniciativas na edição 2020 da Bett Educar. Já os primeiros
colocados de cada categoria receberão prêmios de R﹩ 7 mil, além de uma viagem para
participar da Bett Educar 2021 em Londres, Inglaterra.
O Prêmio Professor
Transformador é organizado em conjunto pela Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e
iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela organização da Bett
Educar, maior evento de educação e
tecnologia da América Latina.
Informações para imprensa:
R&F Comunicação
Erick Santos - esantos@rodrigues-freire.com.br
Isabel Rodrigues - irodrigues@rodrigues-freire.com.br
(11) 3628-5080
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