Nota da FETRAM sobre atrasos de salários nos municípios maranhenses



A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DO ESTADO DO MARNAHÃO-FETRAM/CUT-MA, vem por meio desta, manifestar seu irrestrito apoio e solidariedade aos Servidores Públicos Municipais de Nova Iorque-MA, São João dos Patos-MA, Anajatuba-MA, Serrano-MA e Bacuri-MA que, até a presente data, não obtiveram o pagamento da remuneração do mês de dezembro de 2017.
 O salário do servidor é um direito básico, intrínseco à dignidade humana do trabalhador e de sua família, previsto no art. 7º, X da Constituição Federal. O atraso no pagamento, bem como a ausência de um calendário para sua concretização, deixa o servidor público à deriva, pondo em risco os direitos inerentes à sua vida, tais como: saúde, alimentação, vestuário, moradia, educação, dentre outros.
 Cobramos aqui que os gestores destes municípios procedam imediatamente com o adimplemento da remuneração em atraso dos servidores, bem como estabeleçam um calendário de pagamento, a fim de que o servidor possa exercer o seu planejamento orçamentário.
 É inaceitável que alguns membros de uma tão importante corporação, como a polícia militar ajam com violência e truculência, utilizando-se de bombas e tiros, como aconteceu na cidade de Bacuri, contra um movimento de trabalhadores que busca tão simplesmente receber seus salários em dias, salários estes que já tem três (03) meses de atraso.
 Ao mesmo tempo, a FETRAM se coloca à disposição dos SINDICATOS DOS SERVIDORES PUBLICOS destas municipalidades para juntos buscarmos  um acordo ou buscar as medidas legais cabíveis para a resolução das pendencias salarias.
 A valorização do servidor público passa, primordialmente, pelo seu pagamento.
 São Luís 23 de janeiro de 2018.
 Direção da FETRAM


Comentários