A Comarca de Tutóia promoverá a Semana da Justiça

Resultado de imagem para tribunal de justiça do maranhão

O dia 08 de dezembro é o dia da Justiça, em comemoração à data o Poder Judiciário da Comarca de Tutóia promoverá a Semana da Justiça que terá sua abertura no dia 04 de dezembro no auditório do TRE, localizado na Rua São José, Centro. Serão ministradas, durante a semana, várias palestras cujos temas são:
04.12 { DST’s
             CONTROLE DE NATALIDADE/PREVENÇÃO

05.12 { DROGAS
            FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO
            MEIO AMBIENTE

06.12 { VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
             ESTUPRO DE VULNERÁVEL

07.12 { DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR
             PRÁTICAS ABUSIVAS

No dia 07 de dezembro, a partir da 16 horas, realizar-se-á mais uma edição do Projeto Casamento Comunitário em Tutóia.
Na oportunidade, cerca de 70 casais, selarão em matrimônio sob o pôr do sol, numa singela  cerimônia a ser realizada na Praia da Barra, ao lado da Arena.  
Em continuidade, no dia 09 de dezembro, será realizada a I CORRIDA DA JUSTIÇA, com percurso de 5 km na orla da Praia da barra, cuja largada será às 16 horas em frente ao bar do Serginho. Os atletas participantes terão 1h para completarem a prova. Serão premiadas as categorias feminina e masculina do 1º ao 3º lugar, bem como medalha finisher para todos que completarem a prova.
Já no dia 10 de dezembro, encerram-se as atividade alusivas ao dia da Justiça com o PEDAL JUSTIÇA E SAÚDE, com percurso de 15 km, sendo a concentração em frente ao Fórum da Comarca de Tutóia, sito à Rua Celso Fonseca, Centro, às 08:00 horas.
As inscrições para ambos os eventos já estão abertas ao valor de R$ 30,00 (trinta reais), mais 1kg de alimento não perecível (exceto sal), os quais serão doados para famílias carentes.
Local para inscrição:
Academia Top Fitiness, sito à Rua Afonso Pena
Pote Bike na Avenida Paulino Neves
Papelaria JH, Rua Nazaré
Fórum, na Rua Celso Fonseca  

Participe!!! 

 No dia 14 de dezembro.12.  terão direito A prova terá como com início   uma reunião com o objetivo de discutir a segurança pública no município, buscar soluções em conjunto com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, bem como outras instituições e a sociedade civil organizada. O encontro, realizado na última semana na sala de audiências do fórum tutoiense, contou com a participação de diversas autoridades locais, a exemplo do delegado de Polícia Rubem Sérgio da Silva, e do Prefeito de Tutóia Romildo Damasceno Soares.
A agenda de discussão tratou sobre a formação de guardas municipais e requisição de Batalhão de Polícia Militar junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública. “É preciso que se adote critérios mais rígidos e incisivos na concessão de alvarás de funcionamento para estabelecimentos que comercializem bebida alcoólica”, enfatizou o juiz titular Eduardo Girão Braga. A temática envolveu, além da questão da segurança pública, a adoção de medidas para melhorar e organizar o trânsito nas vias públicas da cidade como, por exemplo, sinalização de trânsito, locais de estacionamentos.
O presidente da Câmara de Vereadores de Tutóia, do Padre Francisco Cláudio Mendes da Costa, o presidente do Conselho da Comunidade e Representantes de Sindicatos e representantes de associações locais também participaram do debate. “Reuniões como essa, envolvendo todos os representantes de instituições e da sociedade, só tem a acrescentar no trabalho de combate e prevenção à violência e todos ganham com isso, principalmente a sociedade”, concluiu Girão.
A Comarca de Tutóia pertence ao Polo de Chapadinha e tem como termo judiciário o município de Paulino Neves. A cidade tem, atualmente, 57.955 habitantes (IBGE, 2016). Em um estudo mais detalhado sobre o índice de violência dos municípios, realizado em 2013, com ênfase na taxa de homicídios, Tutóia ocupava posição 1.585 (ranking nacional).
No ranking estadual, a cidade ocupava a posição 58. O levantamento foi elaborado a partir dos dados coletados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. A base do SIM consolida as certidões de registro de óbito emitidas no Brasil no local da ocorrência do evento.

Comentários