Maranhão entra em alerta para os casos de raiva


Resultado de imagem para casos de raiva no maranhão

Após registros de casos de raiva em cidades do estado do Pará, o Maranhão entrou em alerta para evitar a doença. O objetivo é evitar a entrada da raiva em municípios maranhenses. No ano passado, vários animais infectados pelo vírus da raiva morreram no estado do Pará.

O chefe do Departamento de Zoonoses do Estado, Daniel Soares Saraiva, disse que é importante que toda a sociedade esteja alertada para os riscos e a propagação da raiva no território maranhense. “Isso é vigilância. O que é vigilância? Não é só o gestor municipal, o gestor estadual ficar de olho. 
Todo mundo fica de olho. Vê alguma coisa anormal isso é alertado para o pessoal da Saúde investigar, para o pessoal da Agricultura investigar. Então, na verdade como não se trabalha muito o assunto da raiva em si as pessoas desconhecem o real risco que existe”.

O último caso registrado de raiva humana no Maranhão foi em 2013. O Centro de Controle de Zoonoses quer reforçar as ações preventivas para evitar novos casos. A raiva é uma doença perigosa tanto para o homem quanto para o animal. Ela é transmitida pelo contato do homem com a saliva de um animal contaminado com o vírus e não tem cura.


Central de Notícias, Com informações do G1/MA


Comentários