terça-feira, 30 de maio de 2017

Maranhão entra em alerta para os casos de raiva


Resultado de imagem para casos de raiva no maranhão

Após registros de casos de raiva em cidades do estado do Pará, o Maranhão entrou em alerta para evitar a doença. O objetivo é evitar a entrada da raiva em municípios maranhenses. No ano passado, vários animais infectados pelo vírus da raiva morreram no estado do Pará.

O chefe do Departamento de Zoonoses do Estado, Daniel Soares Saraiva, disse que é importante que toda a sociedade esteja alertada para os riscos e a propagação da raiva no território maranhense. “Isso é vigilância. O que é vigilância? Não é só o gestor municipal, o gestor estadual ficar de olho. 
Todo mundo fica de olho. Vê alguma coisa anormal isso é alertado para o pessoal da Saúde investigar, para o pessoal da Agricultura investigar. Então, na verdade como não se trabalha muito o assunto da raiva em si as pessoas desconhecem o real risco que existe”.

O último caso registrado de raiva humana no Maranhão foi em 2013. O Centro de Controle de Zoonoses quer reforçar as ações preventivas para evitar novos casos. A raiva é uma doença perigosa tanto para o homem quanto para o animal. Ela é transmitida pelo contato do homem com a saliva de um animal contaminado com o vírus e não tem cura.


Central de Notícias, Com informações do G1/MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Tutoiense nato, professor de Geografia da rede municipal e particular de ensino em Tutóia e Paulino Neves, Licenciado em Geografia pela UESPI e Pós Graduado em Educação Ambiental pelo IESF, Pós Graduado em Gestão Pública Municipal, UEMA, 2016. Este blog é um blog de reportagens de acontecimentos e também de publicação de imagens (fotos). Sou um apaixonado por fotos. Nascido em 1980. Fui presidente de Associação de Moradores do povoado Bezerro (Tutóia-MA). Atualmente estou presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia, Paulino Neves e Santana do MA. Milito em ações sociais nesses municípios.