quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cúpula do Congresso já discute com base aliada convocar eleição indireta


Parlamentares da base aliada já discutem com a cúpula do Congresso Nacional a convocação de eleições indiretas. Nas conversas da base aliada de Michel Temer, está descartada eleição direta, que exigiria a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um processo longo.

Em reunião no Palácio do Planalto, Temer disse que quer acesso às gravações do empresário Joesley Batista antes de se pronunciar. O assessor jurídico da Casa Civil, Gustavo Rocha, deve ir na tarde desta quinta-feria (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir oficialmente o acesso aos áudios.

Eleição indireta é o que prevê o artigo 81 da Constituição para a hipótese de vacância da Presidência da República, na segunda metade do mandato, em casos de renúncia, impeachment ou cassação.

Parlamentares da base governista já discutem um nome da sociedade civil para uma eventual eleição indireta. Em conversas reservadas nesta quinta, aliados de Temer afirmaram ao Blog que, ao admitirem convocar eleições indiretas, a proposta é também para evitar que o presidente seja cassado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assume só interinamente a Presidência da República. O Congresso elege presidente e vice em sessão conjunta de deputados e senadores.

A Constituição diz que a eleição deve ser feita após 30 dias da vacância do cargo.

Blog da Andréia Sadi do G1 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Tutoiense nato, professor de Geografia da rede municipal e particular de ensino em Tutóia e Paulino Neves, Licenciado em Geografia pela UESPI e Pós Graduado em Educação Ambiental pelo IESF, Pós Graduado em Gestão Pública Municipal, UEMA, 2016. Este blog é um blog de reportagens de acontecimentos e também de publicação de imagens (fotos). Sou um apaixonado por fotos. Nascido em 1980. Fui presidente de Associação de Moradores do povoado Bezerro (Tutóia-MA). Atualmente estou presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia, Paulino Neves e Santana do MA. Milito em ações sociais nesses municípios.