Cúpula do Congresso já discute com base aliada convocar eleição indireta


Parlamentares da base aliada já discutem com a cúpula do Congresso Nacional a convocação de eleições indiretas. Nas conversas da base aliada de Michel Temer, está descartada eleição direta, que exigiria a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um processo longo.

Em reunião no Palácio do Planalto, Temer disse que quer acesso às gravações do empresário Joesley Batista antes de se pronunciar. O assessor jurídico da Casa Civil, Gustavo Rocha, deve ir na tarde desta quinta-feria (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir oficialmente o acesso aos áudios.

Eleição indireta é o que prevê o artigo 81 da Constituição para a hipótese de vacância da Presidência da República, na segunda metade do mandato, em casos de renúncia, impeachment ou cassação.

Parlamentares da base governista já discutem um nome da sociedade civil para uma eventual eleição indireta. Em conversas reservadas nesta quinta, aliados de Temer afirmaram ao Blog que, ao admitirem convocar eleições indiretas, a proposta é também para evitar que o presidente seja cassado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assume só interinamente a Presidência da República. O Congresso elege presidente e vice em sessão conjunta de deputados e senadores.

A Constituição diz que a eleição deve ser feita após 30 dias da vacância do cargo.

Blog da Andréia Sadi do G1 


Comentários