TUTÓIA: 79 ANOS DE CIDADE - Por Antonio Gallas


Parabéns à minha cidade querida pelos seus 79 anos de emancipação política. Como bem disse o Padre Jocy Rodrigues(1917 - 2007 ) - neto de Paulino Neves, fundador da cidade - no estribilho do Hino de Tutóia de sua autoria :

"Praias amenas, brisas serenas
Dunas beijando igarapés, (bis)
Campos risonhos, terra de sonhos
Tutóia dos Teremembés".

Amada pelos filhos seus, e também por pessoas nascidas em outras plagas como o luís-correiense Nonato Freitas (1926 - 1989) que amou esta cidade como ninguém e a imortalizou nos versos da belíssima canção AQUARELA DE TUTÓIA, canção esta consagrada pela população como hino da cidade. Nonato Freitas tão bem define Tutóia na primeira estrofe do seu poema canção. 

Vejamos:

"Minha terra pequenina
Nem parece uma cidade
Mais parece uma menina
Sem requinte e sem vaidade
Assim mesmo tão modesta
É tão lindo o pôr do sol
Nunca vi tanta seresta
Canta o mar canta a floresta
Canta o ventos nos coqueiros
Sabiá nos cajueiros
Nos canteiros rouxinol"...

Infelizmente nossa bela, querida e amada cidade não tem recebido o carinho merecido por parte de alguns de seus administradores, muito menos dos governantes estaduais. Para não ser muito longo cito apenas a questão da água tratada no município. Cresci vendo as pessoas carregarem latas d'água na cabeça ou nos ombros. Por um pouco espaço de tempo tivemos o prazer de termos água encanada, mas a cidade cresceu e o sistema de abastecimento não suportou a demanda. Tornou-se precário e obsoleto.

A água em Tutóia é como o Porto de Luis Correia no Piauí. Só serve para fins eleitoreiros. Mas como diz o ditado "a esperança é a última que morre", vamos aguardar para vermos e poder acreditar.

Além da água muitas outras coisas faltam em nossa cidade. Prefiro não enumerá-las porque mesmo assim Tutóia é amada por todos.
 

Comentários