Coordenação da UEMA realiza vistoria no Polo de Tutóia

Matéria do blog do Elivaldo Ramos sobre abandono do Polo da UEMA em Tutóia repercute e equipe da Universidade está em Tutóia para vistoria.

Veja também o video da entrevista embaixo:


Uma equipe de professores/coordenadores do Programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão –UEMA, esteve nesta segunda-feira (30) em Tutóia realizando vistoria no Polo que funciona no povoado Bom Gosto (antiga Escola Agrícola).

De acordo com a professora Dra. Regina Celia de Castro Pereira (foto ao lado), atual Coordenadora Geral do Darcy Ribeiro “o objetivo desta visita é conhecer de fato a situação que o Polo se encontra, se refere a estrutura física, aos equipamentos que a UEMA cedeu para os polos como a estrutura de laboratório multidisciplinar e laboratório (...) e acompanhamento pedagógico”, explicou ela.

A professora disse que o laboratório já deveria estar pronto, mas não está e ela não saberia explicar exatamente porque não está funcionando, porém, afirmou que “falta apenas a conclusão e a parte de acabamento que não foi concluída”, e esta parte seria responsabilidade do município de Tutóia e dos municípios de Água Doce, Araioses e Paulino Neves. Disse ainda que o município alegou que precisa de ajuda para concluir e que a UEMA receberá novo orçamento, vai analisar, mas nos próximos dias uma conversa entre a Universidade e a Secretaria de Educação de Tutóia deverá ocorrer no sentido de agilizar a conclusão do espaço que vai receber quatro kits de laboratório de química, física, ciências e matemática.

Ainda segundo ela, o laboratório deverá estar funcionando até o segundo semestre deste ano. E quanto ao portão que ainda está aberto há uma indefinição quanto a quem deveria recolocá-lo, pois este fora derrubado por um veículo que transporta alunos do município de Paulino Neves ainda no ano de 2014, mas até o momento nada foi feito. O portão está encostado em um canto do polo e apenas a estrutura para montá-lo foi construída.

A equipe permaneceu no Polo até à noite desta segunda para conversar com os alunos do Polo. Durante a manhã e tarde desta segunda não houve aula, mas segundo a coordenação deveria ter tido. Uma professora faltou, já foi contatada e deverá estar aqui na terça de manhã.

Pelo visto, já no terceiro ano do funcionamento do programa em Tutóia, as coisas ainda vão mal. Em conversa com alguns alunos estes esperam que o laboratório seja montado, haja vista, que aulas estão atrasadas nesta área.

No Polo um dos banheiros não funciona, a área que serviria de auditório teve o telhado derrubado e até o momento não foi reconstruído. O espaço que tem para esse fim é insuficiente, segundo um aluno. A área de iluminação está com postes quebrados, outras áreas, ainda com estrutura razoável de alvenaria poderiam ter sido reformadas e construídos para aula e atividades diversas. O que há são restos de careteiras jogadas e muito matagal invadindo esses espaços. E o material do laboratório está no Polo há mais de um ano.


Mas, ao menos se vislumbra uma coisa boa para Tutóia, quando o laboratório for montado, e com o fim da vigência do Programa este será doado ao município de Tutóia que o poderá usar em aulas com alunos do Ensino Médio, por exemplo. 
Desde a reportagem do ano passado o portão continua aberto




Comentários