Sindicatos, Associações e segmentos organizados de Tutóia participam de reunião com a CEMAR

Na última quinta-feira (26) vários Presidentes de Associações e Sindicatos, além da Secretaria de Assistência Social, Policia Militar e blogueiros participaram de um Fórum promovido pela Companhia Energética do Maranhão - CEMAR, na Pousada Jagatá no Bairro Barra na cidade de Tutóia.

O encontro promovido pela empresa tinha por objetivo apresentar um balancete das ações e apoio a projetos sociais que a Empresa vem realizando em todo o Estado do Maranhão.

O gerente regional Marconi e o gerente de Pessoal fizeram um balanço dos últimos 10 anos, dizendo que além do fornecimento de energia no Estado, vem também investindo em ações sociais. E destacou atuação principais áreas de investimento pela CEMAR em áreas como Educação, Esporte e Cultura. Segundo eles, os investimento para o ano de 2014 em projetos sociais devem chegar a mais de 2 milhões de reais. E Tutóia deverá participar desses projetos em 2015. Para isso é preciso que as instituições encaminhem projetos à Empresa solicitando os recursos (um edital será lançado indicando as regras).

Na oportunidade houve espaço para as instituições fazerem reclamações/perguntas que foram anotadas e serão levadas a gerência regional em São Luis para providências.

Entre as reclamações feitas destaca-se a do Presidente da Associação do povoado Anajá (Tutóia), mesmo com vários pedidos já feitos à empresa, nenhuma das quase vinte famílias que residem ali tem energia elétrica, pois a rede não passa pelo povoado. O gerente garantiu que providências serão tomadas para garantir que aquela comunidade passe a ter rede elétrica.

A empresa apresentou ainda, após ouvir reclamações sobre a falta de iluminação pública em Tutóia, uma planilha onde mostra que a prefeitura de Tutóia arrecada mais de 50 mil reais da taxa de iluminação pública. 

Depois de ouvida essa informação, muitos presentes reclamaram dizendo que apesar dessa arrecadação muitas comunidades de Tutóia, inclusive ruas na área urbana, vivem às escuras.

A empresa anotou as reclamações e disse que vai encaminhar a gerência regional da CEMAR e também à prefeitura de Tutóia.

Estiveram presentes representantes das seguintes Instituições:  Sr. Raimundo do Sintraf (SINTRAF), Sr. Elivaldo Ramos(SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TUTÓIA), Sr. Vicente Paula (PRESIDENTE DO SIND. DOS ARRUMADORES), Sr. Pedro Costa ( PRES. SIND. DOS TRABALHADORES RURAIS), Representantes da Sec. de Assistência Social, Associação da Comunidade ANAJÁ, Professores (ROBERTO DA CAPOEIRA, CELINA e SANZIO. E também o Comando da Polícia Militar representado pelo sargento Rabêlo. Além da Conselheira Tutelar Doriane Brasil entre outros.






Comentários