Líderes nas pesquisas, Flávio Dino e Roberto Rocha confirmam candidatura neste domingo (28)


   Dino e Rocha

Com 58,2% das intenções de voto para o Governo do Estado, Flávio Dino prepara a convenção que homologará sua candidatura pelo PCdoB. No mesmo evento, o pré-candidato a senador Roberto Rocha (PSB) entrará na disputa pela vaga no Congresso nacional. Rocha tem 35,8% das intenções de voto segundo a pesquisa DataM divulgada pelo jornal Atos e Fatos na última quarta.

Com liderança folgada nas pesquisas, os oposicionistas Flávio Dino e Roberto Rocha abrem o calendário eleitoral com uma grande convenção no próximo dia 29, domingo. O evento acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santanna – no Multicenter Sebrae, a partir das 8h da manhã.

O evento, segundo assessores, será de forte mobilização política e social. Junto com PCdoB e PSB, farão convenção o PDT e PPS, que devem apresentar suas candidaturas a deputados federais e estaduais que comporão a chapa em apoio a Flávio Dino e Roberto Rocha. O candidato a vice-governador indicado pelo PSDB é o deputado federal Carlos Brandão.

Nesta semana, o jornal Atos e Fatos publicou pesquisa realizada pelo instituto DataM revelou o cenário em que começam as eleições de 2014. Se as eleições fossem hoje, o pré-candidato da oposição teria 58,2% dos votos maranhenses, contra 20,7% de Edinho Lobão Filho (PMDB) apoiada pelo grupo Sarney.

Às vésperas das convenções que confirmarão as candidaturas partidárias, a pesquisa DataM/Atos e Fatos avaliou o desempenho de todos os pré-candidatos com candidaturas colocadas até o momento. Em terceiro lugar estaria José Luís Lago (PPL) com 1,5%, seguido de Saulo Arcângeli (PSTU) com 0,9% e Antonio Pedrosa (PSOL) com 0,3%. Brancos e nulos somam 5% e não responderam resultam 13,5% dos entrevistados.

A pesquisa também avaliou o desempenho dos candidatos ao Senado que concorrerão à vaga no Congresso Nacional. Roberto Rocha (PSB), candidato com apoio da oposição, também venceria com 35,8% dos votos. Em segundo lugar com 19,2% dos votos estaria Gastão Vieira (PMDB), que tem o apoio do grupo Sarney. Haroldo Saboia (PSOL) chega a 10% nas intenções de voto dos maranhenses e é seguido por Claudicea Durans (PSTU), com 1,9%. Branco e nulo somam 6,5% e não sabem ou não responderam equivalem a 26,6% do eleitorado.

A pesquisa foi realizada em 50 municípios e ouviu 1499 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 18 e 23 de junho. Seu registro está na Justiça Eleitoral com protocolo MA-0015/2014 e BR-00183/2014.

Via blog do John Cutrim 

Comentários