Monsenhor Hélio Maranhão comemora seus 84 anos com Missa em Tutóia

Membros da ACALT entre eles (no centro, primeiro plano) Abdon de Andrade, um dos diretores do Colégio Almeida Galhardo. À esquerda Zé Carlos Ramos, e à direita Clodomir Reis - Mimico, dois dos primeiros alunos da escola

No centro Hélio Maranhão em celebração hoje de manhã na Paroquia de Tutóia




Fotos de Marcos Soares

Um jornalista uma vez escreveu sobre Monsenhor Hélio Maranhão "Poeta, orador sacro, homem público, versátil, trabalhador, inteligente e corajoso, com inegável e invejável folha de serviços prestados à Igreja, ao Estado e à cultura, o monsenhor Hélio Maranhão é reconhecido como uma das maiores expressões do Clero maranhense."

O Capelão da Policia Militar do Maranhão Hélio Maranhão celebrou em conjunto com os Padres Alaor e Claudio uma missa em comemoração aos seus 84 anos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição na manhã desta Terça (27) em Tutóia.

Na Missa estiveram presentes amigos, fiéis da Igreja Católica, professores, alunos e uma turma dos primeiros alunos do Colégio Almeida Galhardo, que na oportunidade foi também comemorado os 50 anos dessa escola. Escola esta que foi fundada por ele pelos idos dos anos 60.

O Padre Hélio como ficou conhecido em Tutóia é conhecido por todos nessa cidade como o "Pastor de Tutóia".

O aniversário de 84 anos de Hélio Maranhão coincide com os 50 anos de existência do Colégio Almeida Galhardo. E por essa razão o corpo de funcionários da escola estava presente na Missa e lhe rendeu homenagens através da atual Diretora Francisca Cavalcanti.

O padre é natural de Barra do Corda mas disse que há um motivo especial em comemorar seu aniversário em Tutóia dizendo se sentir filho também dessa cidade pelos serviços que aqui prestou.

Além das homenagens da escola que fundou, o Padre também recebeu homenagens da ACALT-Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia (que ele também fundou) através de sua Presidente Rita Damasceno e dos demais membros  e de alguns dos primeiros alunos do Almeida Galhardo como seu Nonatinho que no seu discurso deu uma verdadeira aula de história sobre Tutóia. Recebeu ainda reconhecimentos de um Sargento William da PM-MA e Diácono da Igreja e que o acompanha na Capelania da Policia Militar em São Luis.

Um pouco de sua História: O monsenhor Hélio Maranhão nasceu no dia 27 de maio de 1930, em Barra do Corda.

Antes de ser capelão militar, foi nomeado capelão pelo Papa Pio VI.

“Fui o primeiro padre mandado a Roma para estudar teologia”, contou o monsenhor. Em Roma, foi eleito presidente da Academia Bento Inácio de Azevedo – transformada em Centro de Estudos e Debates Teológicos no Seminário Rio-Brasileiro.

Para quem não sabe, ele fundou as Comunidades Eclesiais de Base, nas brancas areias de Tutóia, em 1965, no calor do período que se seguiu ao golpe militar de 64.

Monsenhor Hélio Maranhão é o mais idoso capelão militar, hoje na ativa, no Maranhão, no Brasil, nas Américas e no mundo. Há quase 31 anos, ele é capelão do papa, que o nomeou para ser um de seus capelães, a pedido de Dom Afonso de Oliveira Lima, primeiro bispo de Brejo.

Autor das Comunidades Eclesiais de Bases – CEBs e de belíssimos artigos, logo foi reconhecido e eleito membro da Academia Barra-cordense de Letras, da Academia Maranhense de Letras e da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia, pois como possuidor de uma linguagem fácil, porém rebuscada, a cada artigo e obra que nos ofereceu e nos oferece mostra o seu verdadeiro valor como imortal.

Veja mais imagens
prédio atual da Escola Almeida Galhardo (municipalizado)





Funcionários da escola



Ex Alunos da escola (da primeira turma em 1965)

Empresário Crizan Reis (aluno da primeira turma do Almeida) entrega  homenagem ao padre

Sr. Nonatinho - ex-aluno da EAG

Professora Francisca Cavalcanti atual Gestora da Escola Almeida Galhardo

Prédio antigo da EAG


Mais tarde matéria de video com depoimentos

Com informações das fontes:

Comentários