Professores no Maranhão aderem paralisação nesta Segunda (17)

Paralisação deve durar até a próxima quarta-feira (19).

Categoria exige aprovação do Plano Nacional de Educação.


Do G1 MA
Professores da rede municipal e estadual de ensino de São Luís anunciaram nesta segunda-feira (17) que vão paralisar as atividades em sala de aula até a próxima quarta-feira (19). A paralisação faz parte do cronograma nacional, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). 
A categoria cobra a aprovação do Plano Nacional de Educação, o rechaçamento do projeto de lei que pretende utilizar o índice nacional de preços ao consumidor (INPC) para atualização do piso nacional do magistério e o cumprimento integral da jornada de trabalho, como prevê a lei do piso, que destina um terço da carga horária ao planejamento escola.
Programação
A programação do manifesto começou na manhã desta segunda, com um ato público em frente à Biblioteca Benedito Leite, no Centro de São Luís. Em seguida, os professores caminharam em direção à sede da Prefeitura de São Luís.

Está prevista para esta terça (18) e quarta-feira (18), reunião da categoria no Sindicato dos .Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e no Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), onde deverão ocorrer palestras e debates sobre os pontos da paralisação. As aulas estarão suspensas.
Governo rebate
Em nota, a Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc) informou que o governo do estado já teria cumprido itens solicitados pela categoria. Leia a íntegra da nota abaixo:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a paralisação dos professores faz parte de um movimento nacional da categoria.
Reitera ainda que dentre os quatro itens solicitados, três já são cumpridos pelo Governo do Maranhão: Piso Salarial Nacional; Plano de Cargos, Carreira e Jornada, com o Estatuto do Educador em vigor; Plano Estadual de Educação, elaborado e concluído, que se encontra em fase de encaminhamento à Assembleia Legislativa.


Fotos SINPROESEMA

Comentários