Elivaldo Ramos no SINGA: de Tutóia-MA a João Pessoa-PB


De Tutóia-MA a João Pessoa-PB foi a viagem que eu, Elivaldo Ramos e mais dois tutoienses, Maxuel Pinto e João Evangelista, fizemos para participar de um dos maiores eventos da Geografia Agrária, o SINGA, veja banner.

No caminho a paisagem é multi-diversa, a vegetação vai de seca e rala a densa e de médio e alto porte. A primeira diz respeito a caatinga nordestina e a segunda a Mata Atlântica (ou que resta dela na Zona da Mata). O solo na primeira é rochoso e o clima é árido. Na segunda em parte planície e outras áreas planálticas. Veja fotos.

Atravessamos áreas planálticas, semi desérticas, planícies, enormes canaviais e áreas de escassez hídrica, mas com gente que sobrevive como pode a essa realidade. E cortamos as multi regiões do Nordeste, desde a planície litorânea em Parnaíba-PI, ao sertão do Ceará, Paraíba e Pernambuco até a Zona da Mata em João Pessoa.

A capital João Pessoa é belíssima, considerada a cidade mais verde do Brasil (mas há quem diga que é Curitiba) e a segunda do mundo, fica atrás da França. E tem lindíssimas praias, inclusive Tambaba, a única praia naturista do Nordeste.

É uma capital emergente no Brasil. Está em obras. A verticalização começa a crescer. Na semana de 22 a 26 de setembro recebeu esse evento que contou com mais de 1500 participantes; destes 1066 apresentaram trabalho segundo o Dr. Marco Antonio Mitidiero Junior, coordenador de evento.

Nos trabalhos de campo, participei do grupo que visitou parte da obra de transposição do Rio São Francisco, uma obra faraônica, nesse trecho visitado de 112 km o recurso investido chega a quase 1 bilhão de reais.

No caminho por onde passará a obra famílias serão deslocadas, rochas serão explodidas, áreas aterradas e outras escavadas para dar lugar a maior obra de engenharia do Brasil (se chegar a ser concluída). O intrigante é que parece que as águas a serem canalizadas não irão atender a necessidade dos sertanejos que amargam a falta desse recurso, mas atenderá ao agronegócio, principalmente aos canavieiros, na Zona da Mata, uma área relativamente rica em recursos hídricos, ou pelo menos abastecida.

Dos, apenas, três tutoienses presentes eu e Maxuel apresentamos trabalho. O meu SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA ATRAVÉS DE POÇOS TUBULARES (SEMI ARTESINAOS) E PROXIMIDADE COM FOSSAS RESIDENCIAIS NA RUA MAGALHÃES DE ALMEIDA, BAIRRO BARRA NO MUNICÍPIO DE TUTÓIA-MA/BRASIL: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS, escrito em parceria com Izabela Gonçalves e Conceição Santos. E o de Maxuel Rodrigues Pinto, em parceria com José Carlos Sousa dos Santos
OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO BOM GOSTO EM TUTÓIA – MA.

Confira as paisagens e o evento em fotos:




Na área litorânea da cidade Bairro de Tambaú, moradores de rua e usuários de crack dormem na orla

Área de montanhas,planalto da Borborema, e rios intermitentes



Mata Atlântica na UFPB e na cidade



Praia da Ponta do Seixas

Cabo Branco



Transposição do Rio São Francisco




Sertão

















Comentários