Tutóia: vereadores voltam do recesso e tem a sessão mais quente do ano

Foi mesmo a Sessão mais quente. Primeiro pela falta de energia, que no prédio novo todo forrado e com janelas e portas de vidros abafou elevou mais a sensação térmica.  E depois, pelas discussões em plenária. Muitos esclarecimentos, indicações, frases com gestos intimidativos, novidades, extrapolações, entre outros.

O visual da Casa está melhor. Com a reforma feita e ambiente climatizado e, sem dúvida, melhor, deixou os vereadores e galeria mais a vontade. Ou seja, não se espreme mais vereadores e galeria no espaço de antes.

No entanto, as mudanças também foram objeto de comentários não somente de alguns vereadores como de alguns dos presentes na sessão de hoje.

Uma senhora que pediu pra não ser identificada disse que está ótima a reforma e não vê problema com o vidro que agora separa vereadores de quem os assiste.
Mas para Doriane, “já era tempo de ampliar, porém, me surpreendi com a divisória do vidro entre galeria e plenário. O reflexo do sol na janela de fora dá uma confusão na nossa visualização do plenário. Tirando os pontos negativos, a reforma e o novo sistema de som são positivos” afirmou.

Veja fotos:
Agora vou fazer um resumão da maior sessão do ano: 4 horas e 13 minutos, aproximadamente. Que fugiu ao Regimento Interno que prevê, no máximo, 4 horas por sessão. Aliás, todos os vereadores que usaram o plenário extrapolaram seus tempos. Os dois que mais extrapolaram foram Nilson Santos, 28 min e 37 seg; e, salvo o engano, o que fez a primeira fala, como vereador e não como presidente, Alexandre Baquil, 37 min e 12 seg.  

Falas dos Vereadores:

 Paulinho apresentou mais uma vez indicações reivindicando a construção de estradas vicinais em vários povoados (Santa Clara, e outros).

Antonio Chico – afirmou que escolas em povoados longínquos ainda estão com tinta nas paredes da época do governo Junior, ou seja, mais de 10 anos.
Disse também que Tutóia deve receber 2 milhões de reais para reforma do hospital, chamando a saúde de precária. Pediu que a área do lado da Câmara seja desapropriada para construir gabinetes para os vereadores.
Foi contrário também a não realização do 7 de setembro, dizendo que em seus 50 anos nunca viu isso.

Enilson – usou 19 minutos do seu tempo falando da postagem sobre a APAE e deu muitos esclarecimentos. Esclarecimentos que não foram repassados pelo presidente Cleijan a uma postagem sobre aquela instituição a este blog.
Cobrou também que venha pra plenária um projeto de sua autoria que cria o PROCON em Tutóia.
No final da sessão tentei falar com o mesmo sobre a APAE, mas ele chegou a dizer que como as coisas estão fica difícil conversar comigo e disse, em plenário, que o meu problema com ele é político. Sinceramente não entendi. Primeiro porque ele não é prefeito, quem eu deveria manifestar opiniões ou cobranças. Segundo porque eu não sou vereador. E muito menos estamos em campanha política. Apenas fiz uma postagem sobre a situação de precariedade física do prédio onde a instituição funciona, o que aliás, é exigência de leis que todos os estabelecimentos comerciais, públicos etc, tenham o que chamei de mínimo na postagem que é banheiro adaptado e rampa de acesso a cadeirantes, isso é o mínimo, não disse que a APAE não atende ou coisa parecida. Ele afirmou que a APAE enfrenta dificuldades e ele apenas é membro, que o presidente é outra pessoa, como afirmou em sua fala. Disse ainda que a federação das APAEs deve representar contra o blog. Não me lembro de ter citado o nome da federação.

Cristian – cobrou que venha a plenária o projeto de sua autoria para votação, o que cria o FUNDAP, já mostrado em postagens anteriores. Cobrou também Audiência Pública sobre energia eólica.

Binha – discutiu a necessidade da implantação de uma agência da Caixa aqui na cidade.
Pediu ao vereador Nilson que formalize solicitação ao executivo de ajuda a APAE.
E defendeu o governo no assunto 7 de Setembro afirmando que a Secretaria de Educação deverá emitir uma nota sobre.

Zé Orlando – criticou a notícia da não realização do 7 de setembro.
Criticou a não realização de sessões em outro local no período de reforma da Câmara. E voltou a pedir que se faça duas sessões por semana. Se não houver prorrogação no final do ano das sessões, os vereadores de Tutóia terão mais de 100 dias de recesso o que segundo ele, fere leis nacionais que preveem 45 dias de recesso.
Foi muito enfático e crítico sobre a situação da saúde de Tutóia afirmando que o município é motivo de chacota em rede nacional de TV (sobre o Programa Profissão Repórter).
Fez muitas indagações ao vereador Alexandre Baquil sobre a saúde de Tutóia.

Aexandre Baquil (na fala de vereador) – explicou muitas coisas sobre a saúde: recursos, médicos, fundo de 1 milhão que deve vir do Estado ao munícipio de Tutóia até o próximo ano para reformar o hospital.
Disse também que pediu como irmão ao Secretário de Saúde, Jamilson Baquil, que afaste a servidora do hospital que aprece na reportagem da Globo onde não dá a mínima para o repórter e para a mãe que estava com uma filha aparentemente desacordada (confira na reportagem do programa da Globo).
Disse também que representará contra um blogueiro que, em rede social, chamou 11 vereadores de novilhos.
Disse também que o vidro que separa a galeria de plenário já é utilizado em vários parlamentos, inclusive em São Luis.

Todos estavam presentes, mas os demais não utilizaram a fala no plenário.

E, no mais, ouvi: “que blogueiro que fala mal dos outros dança”. Isso não serve pra mim, pois não falo mal. Reivindico.

Quero esclarecer também que respeito a todos os nobres vereadores daquela Casa e que devo ter destes o mesmo respeito.


Que somos livres para expressar opiniões e que somos responsáveis pelo que postamos. Com o cuidado de não ferir ninguém, mas fazer elogios e críticas, cada qual quando necessário. 







Calor (na falta da energia, com energia não há o que reclamar) e pouca visibilidade

essa ficou boa, mas foi preciso muito ajuste na câmera

Comentários