Na
semana em que em cenário nacional se discute as APAEs do Brasil o blog resolve fazer uma matéria sobre a
esta instituição em Tutóia.
Percebemos
pela visita e imagens que fizemos à instituição que o prédio não está adequado
para receber os excepcionais.
O
atendimento carece de muitos ajustes e oferecer o mínimo exigido em leis e
convenções, como materiais de salas de recursos e outros equipamentos (instrumentos
de uso específico). Na visita que fiz a APAE não pude ver nenhum desses
equipamentos ou mesmo um ambiente adequado.
Segundo
o Presidente Administrativo da Instituição, Cleijan de Lima Brandão, em uma
conversa com o blog, a instituição dispõe de pouco material das salas de
recursos. Disse ainda que há poucos parceiros, e que há previsão de mudança
para um local que se adeque as exigências da legislação sobre educação especial,
porém, não há data confirmada.
Confirmou
também que dia 31 de Agosto (em que se realiza em todo o Brasil o dia da Pessoa
com Deficiência) haverá uma programação especial. E no final pediu ajuda aos tutoienses
para ajudar a APAE (pelo que se viu tá precisando mesmo, e precisa de gestão também).
No prédio da APAE – Tutóia funciona a Escola Bernarda Cantanhede que atende, segundo o diretor, 62
excepcionais. A escola e os
funcionários são mantidos pelo município. Os professores pagos pela Secretaria
Municipal de Educação, de acordo com informações da SEMED. Não foi confirmado se o prédio também é alugado.
Esse
prédio, que está imprensado na lateral da loja que aprece
nas imagens deve não medir mais que 4 metros de frente e conta com três minúsculas salas de aulas e nenhuma
com recursos para trabalhar com pessoas com necessidades especiais, e
supostamente pertence ao atual vereador
Enilson Santos, que é o Presidente Construtivo, segundo Cleijan. Ligamos
várias vezes no telefone do vereador, mas não conseguimos contato.
A cozinha não dispõe não
apresenta boas condições
com fogão industrial de apenas duas bocas antigo. Garrafas que armazenam a água
que a prefeitura trás do Bairro Comum são colocadas no chão.
O único banheiro que
existe não é adaptado e muito estreito (fica difícil para os cadeirantes).
A
frente, como mostram as fotos, também não há rampa de acesso para o cadeirante
e nem a rua na qual se localiza o prédio tem acesso adequado.
E o Conselho Tutelar municipal por que não tomo alguma providência. Tentamos contato por telefone com o Conselho mas não conseguimos.
E o suposto dono do prédio, o vereador, que reformou o prédio ao lado, por que não reformou o da APAE.
Fica aqui o espaço para as considerações.
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Rua da APAE |
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Saída da APAE |
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Entrada da APAE |
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Ao lado da loja de produtos de animais |
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Banheiro super estreito |
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Sala de aula, sem o mínimo exigido por lei |
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sala de aula |
Comentários na rede
social criticam. Veja:
Paulo Rogério Do Vale Sem contar que a APAE de Tutoia
funciona com precárias condições estruturais, pedagógicas e documentais.
Carlos Teixeira ... A APAE, da cidade de Tutóia, um Vereador
chamado Enilson Santos, desde quando foi criada só vem usando para suas
negociações políticas. Em 2012 se promoveu a reeleição usando alguns programas
do Estado com o "OLHAR BRASIL, ALFABETIZAÇÃO (EJA), PROGRAMA DE APARELHOS
AUDITIVOS, e hoje a APAE, se encontra localizada no fundo de um quintal de um
comercio, porque o Vereador Enilson Santos do PP, resolveu construir dois
pontos comercial. Como negociou com o Prefeito Diringa, um projeto de R$ 170
mil, até nesta data ainda não foi atendido pelo pelo Prefeito. E o atual presidente
da APAE, é seu compadre que é só um LARANJA E TESTA DE FERRO, o professor
(Cleyjan de Lima Brandão). Atualmente como é só uma farsa, a APAE, DE TUTÓIA,
no mesmo prédio funciona uma outra escola de nome PROFESSORA BERNARDA
CANTANHÊDE.
A saber: Para
o FNDE, na rede regular de ensino de Tutóia, há 89 alunos com necessidades
especiais.
Segundo o
site www.apaebrasil.org.br/arquivo.phtml?a=14395 a educação nas APAEs deve contar:
“com a
atuação de professor especializado e atenção fundamental ao cuidado e à
educação
§
Espaço
físico e equipamentos favoráveis ao ensino e à aprendizagem do aluno.
Distribuição das turmas, dos turnos e
número de alunos por professor levando em conta as necessidades educacionais
especiais do aluno e as condições adequadas de ensino para o professor.
-
Serviço
educacional itinerante domiciliar e hospitalar.
-
Atendimento interdisciplinar em uma ou mais das seguintes áreas: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia,
terapia ocupacional, musicoterapia, psicomotricidade, equoterapia, dentre
outras, com ou sem parcerias.
–
Atendimento complementar, conforme o interesse e as condições
locais, podendo incluir as seguintes áreas: Artes e cultura; Esporte e lazer; Acompanhamento pedagógico;
Direitos humanos e cidadania; Meio ambiente e desenvolvimento sustentável;
Saúde, alimentação e prevenção; Inclusão digital e comunicação e Educação
científica.”
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