Câmara Municipal de Paulino Neves inicia trabalhos legislativos nesta sexta feira

A sessão de hoje que inicia os trabalhos legislativos começada às 10h e 14min, em Paulino Neves foi marcada pela presença de todos os 9 vereadores e discursos como: "vou fiscalizar", "estou aqui pela vontade do povo", "quero deixar minha marca nesses quatro anos" "estou munito emocianada (...) era o meu sonho ser vereador (a)" etc. Além de alguns secretários como o de Turismo, Alessandro Ramos, de Saúde, esposa do vereador Amadeuzinho, Angélica, da irmã do prefeito Raimundinho, Nilceneli Oliveira, Secretária de Assistência Social, de Educação, Maria Estaciana, entre outros. E ainda, ex-vereadores e o povo de bairros e adjacências ao São João Batista, onde se situa o prédio do legislativo e executivo do município. E não poderia deixar de citar aqui, de algumas gafes nos discursos de alguns.

A plenária conta com novo sistema de som e segundo seu presidente, João Reis, em breve haverá ampliações da galeria (espaço do público).

O presidente João Reis (PRB) abriu os trabalhos dando as boas vindas e pedindo aos vereadores que colaborem com o governo.  Que entre os muitos destaques de sua fala, apontou animais soltos nas ruas da cidade como um problema que precisa urgentemente ser resolvido, de arrecadação municipal, e de fazer representação contra a CEMAR, para regulariar o fornecimento de energia que constattemente falta no município. Em seguida franqueou a palavra aos vereadores.

O primeiro a falar foi Aldeks Reis (filho do ex-vereador Aldo Reis), primeira legislatura, onde afirmou ser "um sonho que realizava"

A segunda fala foi do vereador José Lopes, o Negão (PSL), que reside no povoado São Francisco. Ele fez um discrurso apenas de apresentação e disse estar a disposição do povo.

A fala seguinte foi do Vereador Luizinho (3ª legislatura). E pra quem conhece seu discurso, este fez um discurso mais pra situação que pra oposição. E apontou ainda a necessidade de o governo municipal garantir "transporte aos universitários" que estudam em outros municipios, como o de Tutóia. Além da relevância de Realização "de audiências públicas sobre temas variados no município.

A quarta a falar foi a vereadora (profesora) Onilde (PMDB), eleita para primeira legislatura. A vereadora, fez um discursio firme e oposição e disse que "vou fiscalizar, vou cobrar, (...) estou aqui pela vontade do povo e temos que votar projetos que o beneficie". Acrescentou ainda: "o povo acredita na gente".
E aí eu destaco: - o povo acredita em alguns, nobre vereadora.

Em seguida o presidente passou a palavra ao Vereador Amadeuzinho (PSDB), da base do governo, que fez um discurso destacando que o seu partido, do qual ele é o presidente, elegeu 4 vereadores e que agora é "hora de trabalhar (...) [e] convido os nossos vereadores a buscar parcerias com o Estado para ajudar o governo". Um recado a oposição que não somente cobre, mas que ajude o governo municipal.

O sexto a falar foi Edmar Rodrigues(PSDB) (ex-Secretário de Saúde), eleito pela primeira vez. Edmar fez um discurso bem seguro e elaborado: "sabemos do nosso papel de estarmos atentos para cobrar, para fiscalizar, buscar juntos melhorias, (...) não só cobrar, mas contribuir", reforçou. Falou da importância de cobrar da CEMAR a qualidade do serviço (é que Paulino Neves, nessa semana ficou mais de 36 h sem energia).
E eu acrescento vereador: - não somente a CEmar, mas as prestadoras de serviço telefônico, de serviço de abastecimento de água(CAEMA), que diga-se de passagem o serviço é precário na cidade.

A penúltima a falar foi Irene Freire (PSDB), eleita para primeira lesgislatura. Esta teve uma pausa em seu discurso tomada pela emoção. Chorou ao falar de ser um sonho realizado e ao lembrar de seu pai que fora prefeito no Rio Grande do Norte "e que se tivesse aqui estaria feliz com minha legislatura". E agradeceu dizendo que faria discurso na próxima sessão.

O últmo discurso foi do vereador Antonio José do Barrocão (PSDB), eleito pela quinta vez.   Este relembrou a primeira sessão realizada pela Câmara no primeiro pleito, do qual ele era um dos vereadores, pleito que foi realizado em 14 de fevereiro de 1997 (época da criação do município) destacou ainda o reencontro com parceiros de outras campanhas, agora juntos. Reforçou que "não é fácil conduzir uma legislatura de 4 anos, quanto mais de vários mandatos".

E encerrando a sessão às 11h e 26min. da manhã de hoje o presidente João Reis anunciou um lanche, segundo ele, "reforçado e almoço no Restaurante O Capote", pra todos os presentes. E pediu aos nobres vereadores que não "faltem as sessões", e que todas as sextas-feiras, após as sessões na Câmara, haverá reuniões nos povoados, uma espécie de sessão itinerante.

Assim se iniciam os trabalhos lesgislativos de Paulino Neves  que conta com três vereadores de oposição: Onilde, Negão e Luizinho. E pela primeira vez leva duas mulheres à Câmara.





Comentários