XXIII COMEG em Pedreiras


No último fim de semana (14 a 15) nos encontramos em Pedreiras com outras escolas de Geografia no XXIII COMEG-CONSELHO MARANHENSE DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA
Passamos dois dias (entre ida e volta e reunião) passando por muitas outras cidades: que vai desde a divisa do Maranhão com o Piauí no povoado Pirangi, onde observamos o afloramento de algumas rochas que datam do quaternário e resultantes de vulcanismo e sedimentação na área. Depois seguimos para Milagres onde fizemos observação da rocha sedimentar na qual se encontra a Santa padroeira da cidade e de onde descende seu nome. Além do registro fotográfico que fizemos ali orientados pelo Prof. Dr. Cordeiro.
De Milagres seguimos pela Ma-034, passando por Buriti, Miguel Alves, Coleho Neto, Caxias pela BR-316, cortando o território de Codó, e pegamos a BR-135 em Dom Pedro até Pedreiras, perfazendo mais de 600km.

Na volta seguimos pela BR-135, passando por São Mateus até Itapecuru-Mirim; de lá até Tutóia, quase 650 km.
Veja as fotos.
Na estrada de Milagres, as placas pelo tamanho evidenciam o perigo das curvas.



Homem Hidrômetro medindo temperatura e umidade relativa do ar às margens do Parnaiba no Pirangi





Professor Cordeiro e eu.


Nosso motora




Pedreiras apesar de possuir extensão territorial e população menores que Tutóia apresentam aparelhos urbanos melhores que nossa cidade: bancos pavimentação etc.

Um pouco sobre Pedreiras é um município brasileiro do estado do Maranhão. Localiza-se a uma latitude 04º34'08" sul e a uma longitude 44º35'31" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população é de aproximadamente 39.481 habitantes (Censo 2010). Possui uma área de 534,514 km².
Pedreiras é interligada a Trizidela do Vale (um antigo bairro emancipado) pela Ponte Francisco Sá. Pedreiras também é berço de pessoas ilustres como João do Vale, o ex-governador do MaranhãoJackson Lago, entre outros.
O Município foi fundado em áreas de fazendas escravistas e dos índios Pedras Verdes que habitavam a região. Em meados do século XX foi um dos maiores polos produtores de arroz do interior do estado do Maranhão. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedreiras_(Maranh%C3%A3o)

Comentários