74º aniversário de Tutóia

Aproveito o dia de hoje para lembrar de uma personalidade de Tutóia


Raimundo Nonato de Freitas

Tutóia pode ser considerada terra dos poetas e escritores, pessoas que amam as letras, entre esses filhos temos Raimundo Nonato de Freitas. Filho de Luis Correia – PI, mas vindo para Tutóia ainda criança.
Aqui ele viveu sua infância, brincando, fazendo barquinhos e salteando com seus irmãos à beira da praia, vendo os movimentos da maré e sentindo o cheiro do mar tutoiense. Talvez tenha sido esse ambiente que o tenha inspirado em algumas de suas poesias.
Nonato Freitas, como ficou conhecido, é autor de vários trabalhos entre poemas, composições de músicas, lendas e ainda, pintor de várias telas a óleo, muitas com paisagens de Tutóia, Parnaíba e Luis Correia.
Durante sua vida foi enfermeiro da Marinha Mercante, viajou pelo Brasil e também por outros países, veio embora em meados de 1974, pois morava com a família no Rio de Janeiro. Na sua volta veio direto a Tutóia para a casa de seus tios Zuzu e Maria Joana, conviveu com seus primos que considerava irmãos: Chagas Zuzu, Manoel Zuzu (in memorian) e Rita Pereira.
Após uma temporada aqui, voltou para Parnaíba, onde fixou residência. Continuou pintando, cantando com seu companheiro mais apreciado, o violão, que para os amigos, só faltava falar de tão romântico que era o compositor.
Faleceu a 12 de agosto de 1989, na cidade onde morava. Deixando muitas composições, entre elas: Aquarela de Minha Terra, atualmente conhecida como Aquarela de Tutóia (composta em 1953). Está retratada a sua admiração e amor pela terra que considerava sua “Terra Natal”, Tutóia em suas principais produções. 
                 
                                         Por Rita Damasceno

Além de desejar bonanças ao nosso povo e que a cada ano que Tutóia fique mais velha, na mesma proporção cresça, e, cresça melhorando a qualidade de seus filhos. Pois, o seu aniversário, hoje, não está sendo comemorado com alegria. É só tristeza e desejo de melhorias nos semblantes dos tutoienses [pelo menos foi o que percebi, gente reclamando pra todos os lados]. Que os nossos próximos governos voltem seus olhos, dedicação e trabalho pra essa "terra pequenina".

Leia também:

Tutoia em Aquarela - em tons já um pouco desbotados...

http://profgabrielle.blogspot.com.br/2012/03/tutoia-em-aquarela-em-tons-ja-um-pouco.html


TUTÓIA, TERRA TÃO LINDA


Tutóia, rumo aos 74 anos de emancipação política



Comentários