Lixo compromete manguezal de Tutóia e quem retira dele alimento


Essa imagem eu fiz anteontem quando ia do trabalho pra casa.
Chamou-me a atenção, crianças e adultos precisam dessa área. Retiram dali parte de seu sustento. São tutoienses comuns, como nós. Este aí, atando caranguejo às margens da Ma-034, próximo a barragem.
No entanto, a realidade é dura e crua: a cada dia muitas áreas de mangue de Tutóia vêm sendo utilizadas como depósito de lixo.
Aí está o exemplo. Não dá pra visualizar direito, mas a seta indica o homem catando o caranguejo e as crianças recolhendo – os num saco.
E se pararmos, ou diminuirmos a velocidade para observar esta área da foto, perceberemos o quanto de lixo já se acumula ali.
      Os manguezais são considerados uma espécie de "maternidade do mar". É neste ambiente povoado por plantas exóticas e animais curiosos onde camarões, caranguejos, mariscos e muitas espécies de aves e peixes encontram alimento em abundância e abrigo seguro para se reproduzirem.
Devo utilizar essa imagem hoje à noite no pequeno discurso da Palestra Ambiental promovida pelo empresário Milsinho Medeiros, no bairro São José- Tutóia-Ma.

Comentários