TRADICIONAL ELEIÇÃO DE TUTÓIA VELHA MOBILIZA MAIS DE 600 PESSOAS PARA A BRINCADEIRA

Tutóia Velha situa-se à margem do riacho Banguê. O povoamento de Tutóia surgira ali. Foi também elevada a categoria de Vila, antes denominada de Mayrim dos Índios, que passou, por ordem régia de 1758, a ser conhecida como Vila Viçosa.

Mesa de Votação e Apuração



Por ser o primeiro povoamento muitas tradições e brincadeiras dos tutoienses descendem dali, como o renomado Caroço da Elza etc.


Apuração [à esquerda] e Candidatos Boba e Ivan na contagem de votos
 E não diferente essa tradicional eleição que há 25 anos. Trata-se de uma alusão à política local. Feita em forma de brincadeira crítica, com aquelas promessas e mentiras absurdas que os candidatos fazem de verdade, tudo isso pra divertimento das pessoas nos comícios que duram três meses nas campanhas em vários povoados.
Apuração e a galera a espera do resultado do
lado de fora dos portões do Clementino Ramos


A parte séria da coisa é que os eleitos gastam pra transportar eleitores, fazer comícios com sistema de som, tem uma comissão eleitoral que realiza a eleição que ocorreu durante todo o dia de ontem [sábado], portões abriram-se às 8:00hs e fecharam-se às 17:00.
A apuração teve início às 17:08hs e terminou às 8:30. A apuração como antigamente contagem de votos nas chamadas chapas.

642 pessoas votaram. E tiveram votos brancos e nulos, 26 no total. E 616 válidos. O legal é que os organizadores e candidatos conseguiram mobilizar todas essas pessoas que voluntariamente sem pressão, sem compra de votos foram lá e votaram. Poderia ser exemplo pra nossa política de verdade.

Votação e Apuração
Dos 12 candidatos a vereadores [veja os nomes de cada um na chapa] apenas os 6 mais votados são eleitos. Poderia ser assim também na política de verdade não é?



Da esquerda pra direita [ Tio Bal, Ivan, Maria Zuila, Sergio, Aparecida,
Mimi, Genir e Seu Boneco] os eleitos


Mais de 10 povoados foram votar [entre eles Paxicá, Mangueira, Bezerro, Banguê, Santa Luzia, Comum, Santa Clara, Fazenda Velha]. Crianças, a partir dos 12 anos, jovens e adultos aguardavam ansiosos o resultado que ficou assim:

Vereadores Eleitos:

VEREADOR LOCALIDADE TOTAL DE VOTOS

Tio Bal Paxicá 170

Genir Comum 99

Maria Zuila Tutóia Velha 64

Sérgio 53

Aparecida Tutóia Velha 47

Seu Boneco 47

Prefeito eleito com 380 votos: Ivan Charles e Vice: Mimi

O outro candidato, Boba, e seu vice Antonio João, receberam 242 votos.


Comentários

  1. brincadeira que poderia se tornar realidade, pois nessa brincadeira cada um tem seu talento pra mostrar pra muitos político mentirosos cativo com o dinheiro do povo. e a honestidade contra a deslealdade

    ResponderExcluir

Postar um comentário