FEIRA DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA LANÇA O MINI DICIONÁRIO TUTOIÊS

Nesta última terça feira a Escola Estadual Casemiro de Abreu promoveu uma feira de Literatura e Língua Portuguesa organizada pelas professoras Lourdes, Valéria, Gracinha e Gabrielle Ramos.


Como se pode observar nas fotos várias obras e períodos literários brasileiros foram trabalhados com os alunos do Ensino Médio da escola e exposta nessa feira.

Segundo a professora Gabrielle o evento, que contou com uma significante visitação, foi custeado e montado pelos próprios alunos com coordenação das professoras citadas. E o projeto faz parte da grade escolar e objetiva o incentivo da leitura.

Professora Gabrielle Ramos Autora do Tutoiês
Já a exposição e lançamento do Mini Dicionário “O Tutoiês” surgiu da observação de expressões utilizadas pelos próprios alunos em sala como, por exemplo, “cheguei ‘indagorinha’ da casa da tia”. A expressão “indagorinha” significa agora pouco, ou, faz pouco tempo, mas comumente utilizada em Tutóia.











A professora Gabrielle acrescentou ainda, em um bate papo com esse blog, que o livreto lançado a estimulou a escrever um livro com o mesmo título, mas com artigos explicando sobre essa variação linguística de Tutóia que tem fundamento em um projeto de um professor da UFMA, que trata dessa variação no Maranhão.

Comentários