ENTIDADES REÚNEM-SE PARA CRIAR FÓRUM DE ATIVIDADES CIVIS EM TUTÓIA

Na manhã de ontem, quarta feira (14), estiveram reunidos na AABB de Tutóia, vários lideres e membros de Associações de Moradores, Lavradores e Pescadores, Sindicatos (Rural, SINTRAF, Arrumadores), Igrejas Evangélicas e Católica, CDH e Comunidades Religiosas de vários povoados de Tutóia e Paulino Neves.
A coordenação do encontro, composta pelos padres Fabio e Izac, Zé Maria de Araioses, Floriano do STTR-Tutóia, Raimundo do SINTRAF, Carmem e Doriane do CDH (Centro de Direitos Humanos) [veja foto da esquerda pra direita], destacou que objetivo desse encontro está na criação do Fórum da Sociedade Civil de Tutóia já discutido há algum tempo e ganhou força com a marcha pela Paz e pela Vida no Trânsito realizada em 18 de julho de 2011 em Tutóia. O Fórum visa, principalmente, fazer apelos pela implementação de políticas públicas no município.

Discursando Zé Maria

Entre os presentes estavam Zé Maria que preside o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba, onde destacou a atuação desse Fórum e de Assessoria e incentivo de criação de Fóruns Municipais. E também, Ricart Santos de São Luis, palestrante convidado pra esclarecer sobre Políticas Públicas, que também é assessor da Cáritas [entidade ligada à Igreja Católica]. No seu discurso fez uma abordagem geral sobre o uso da terra no Brasil e dos conflitos decorrentes. Além, de frisar especificamente da aplicabilidade e como implementar a política pública no município.

Ricart (foto a esquerda), abordou ainda que os grandes empreendimentos, e aí destacou os que estão sendo implantados no Maranhão, não representam aplicação de política pública, mas de agravo ao meio ambiente e de malefício social, pois os grandes empreendimentos não geram bons empregos para população pobre das comunidades e degradam muitos dos nossos recursos naturais, citando o caso da cultura de soja que avança no nosso estado.

Resultado: ficou criada uma coordenação para preparar uma carta princípio a ser divulgada até dia 26 deste, onde deve daí criar-se um regimento interno para o Fórum e dizer da atuação pautada na união dos vários seguimentos da sociedade civil para discutir políticas publicas municipais junto ao poder público.

Participantes

Participantes

Marcia e Janaina - Credenciamento de Pessoal

Comentários