COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE TUTOIENSE FAZEM DO 2º EXPOIEMA A MAIOR EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES DE 2011

O Instituto Educacional Maria Madalena, realizou e mobilizou muitas escolas da sede, além de empresários e sociedade civil tutoiense para a exposição de trabalhos em uma feira de Ciências, intitulada 2º EXPOIEMA, que teve como destaque a própria disciplina de Ciências, mas com a interdisciplinaridade, na manhã desta segunda feira (12).


Nos muitos trabalhos apresentados, destacamos os de: células tronco, índice pluviométrico de Tutóia, as 10 maiores invenções da humanidade, como fabricar iogurte caseiro e palestras apresentadas por alunos do 6º e 7º anos entre muitos outros.

A exposição envolveu todas as turmas da escola (de 1º ao 7º ano) e nas apresentações, muitos alunos obtiveram destaque e receberam o elogio do público visitante. Surpresa e confirmação, para quem visitou o evento, de um ensino de qualidade que essa escola vem desenvolvendo em Tutóia.

Outro fator, relevante é que muitos alunos de outras escolas da sede e alunos de uma das escolas da rede estadual (Ensino Médio) na visitação realizaram um trabalho de observação como aula de campo, orientados pela Professora Gabrielle Ramos.

Na opinião de alguns colegas professores que este blog conversou a afirmação é não terem percebido falhas ou menor capacidade de apresentação dos alunos, mas sucesso e superação, e também, muito e árduo empenho do corpo docente.

Para a direção do Instituto, ao que se percebeu, mérito, conquista e ascensão na rede privada de ensino em Tutóia. Para muitos pais, orgulho dos seus pequenos cientistas.

E, no mais, as fotos falam por si...

Dione e Guilherme

Lanna e Hevila

Millena

João Vitor e Robert Victor (Pluviometro)

Chrisana e Mayra (as 10 maiores invenções)

Insetos


                                           

                                                SEMANA DA PÁTRIA: TUTÓIA A PAULINO NEVES

Desculpem-me pelo atraso, quero mais tornar públicas as fotos que fazer comentários. Que fique ao critério de vocês queridos leitores.

Em Paulino Neves, as três escolas quês desfilaram: Manuel da Penha, Rio Novo dos Lençóis e João Crisóstomo levaram pras ruas vários temas.

Merece destaque a escola João Crisóstomo, pelo tema Valores e ter desfilado com uma das mais bonitas baliza. Uma garota caracterizada na Mitologia Grega representando a Justiça.

Baliza João Crisóstomo Ellen Samara




A escola Rio Novo dos Lençóis, trouxe como destaque o Estado do Maranhão nas roupas da baliza e trabalhou o tema Brasil-África. Ressaltando a nossa afro-descendência.

Baliza Rio Novo - Úrsula



Em Tutóia Velha, um dos primeiros povoados do município. E, que também, tem uma das mais antigas escolas de Tutóia, a Unidade Integrada Clementino Ramos. E o próprio Clementino Ramos foi um dos primeiros intendentes de Tutóia.

A escola realizou na semana da pátria uma gincana, que ao meu ver, é mais interessante que desfilar, quando os alunos não sabem o significado do tema que muitas escolas apresentam. Como mostram as fotos, os meninos se divertiram e puderam puxar por seus conhecimentos nas provas de conhecimentos gerais.

Equipe amarela
equipe azul

equipe verde

equipe branca

garotas que desfilaram na gincana
da esquerda pra direita (Soraia, Thais, Evlleen e Clarisse


equipe amarela campeã

Evlleen, destaque da equipe amarela


E aqui em Tutóia (sede) não percebi muita empolgação no desfile [digo, comentários empolgantes, pois não pude assisti-lo]. Por que será que as coisas aqui estão andando, senão devagar, com muita falta de empenho?

Comentários

  1. Obrigada, amigo! belo texto! você faz parte e é parte importante de tudo isso! Seu pluviômetro fez sucesso! Vamos aperfeiçoar para o PIC e publicar! Abraços. Quanto à semana da pátria, essa escola da gincana está de parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário