Tutoia: famílias inteiras retiram do lixão alimentos (vencidos)












Eu tenho acompanhado já há dois anos, mais ou menos cinco famílias (mãe e crianças a partir de sete anos de idade) vão ao lixão que fica entre os Povoados Bom Gosto e Comum próximo a algumas residências e lavouras de milho, mandioca e outros legumes. Todos os dias pela manhã e tarde coletam restos de alimentos (vencidos) entre muitos outros restos e os levam pra casa.


Triste mesmo é ver crianças se expondo a doenças (dos mais variados tipos) em meio ao lixo residencial e hospitalar (sim hospitalar), pois o lixo do hospital (lixo comum, perfurocortantes e outros) oferece risco constante, como essas seringas aí, às crianças que sem nenhuma proteção, de chinelas e algumas descalças vão coletando desde brinquedos ao que os pais pedem.

Essa triste realidade foi objeto de estudo dos alunos do 4º ciclo (8º e 9º anos) do Colégio Clementino Ramos de Tutoia Velha, coordenado pela professora Das Dores, que realizaram uma entrevista com o pessoal do hospital para saber que destino davam ao lixo e se havia separação e ou incineração daquele que oferece maior risco de contaminação. Bem como fizeram visitas ao lixão e constataram o contrário do que foi lhes dito no hospital: que o lixo perfurocortantes era levado em caixas para o lixão (o que já é um grande problema), no entanto "pudemos observar que todo o lixo do hospital é colocado em sacos comuns. No hospital lixo pra todo lado, que vergonha! A água de beber é estocada no chão e alguns botijões ficam sem tampa", disse  a professora.

Ela continua: "Cadê o bom senso ou o sentimento de responsabilidade pelo próximo de nossos governantes (é! nossos governantes porque nesse momento a responsabilidade é deles, dar um destino correto ao lixo produzido na cidade sem oferecer riscos à população). Essas seringas aí, se contaminadas podem transmitir o vírus da AIDS.
Mas, eu já sei, eles não se preocupam, não estão nem aí, só querem mesmo saber do nosso voto. É o que lhes rende grana (muita grana) enriquecem e o povo que se lasque. É o que eles pensam, eu sei!"

Comentários

  1. Bem debaixo dos narizes e eu burramente achando q isso só acontecia em São Paulo! hehehe
    Triste realidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário