O papel do professor e da família no processo educativo


Atualmente fica difícil se entender que tipos de família temos (não que antes tenha sido fácil) E que tipo de professor deve ser o de hoje. A família tem entendido como responsabilidade, principalmente, de educar o filho como sendo do professor frente a perda da autoridade apoiado nas legislações que garantem muitos direitos as crianças e os pais pensam que não os tem também. Embora nos últimos tempos, a família tenha assumido papel de destaque em diversas manifestações da sociedade.
            Mas, segundo TIBA (2005), “o que se percebe é a separação conjugal cada vez mais freqüente, menos traumatizante e mais fácil, com os filhos aceitando bem a nova situação dos pais”. Daí, pode-se ter um motivo, uma vez que os maus casamentos produzirão maus relacionamentos familiares levando a uma possível separação e desestrutura emocional dos filhos.
O papel do professor, sem dúvida é muito relevante, em fazer o aluno perceber que a tarefa é importante (a tarefa da escola, de casa) levar o aluno encarar a aula e vê-la de maneira diferente. Pois, “não adianta o professor passar uma lição para casa e não corrigir depois, senão o aluno entende que aquilo não tem relevância nenhuma e não vai fazer” ensina Joseph RAZOUK JUNIOR (Revista Atividades e Experiências, editora Positivo, 2008). O aluno precisa enxergar como relevante as aulas, os conteúdos, os exercícios, enfim, tudo o que ocorre na escola, isso é função do professor, mas não é sua função todo o trabalho de educação.
Pois, é na família que ocorre os maiores acontecimentos. Para FROSI (2006), “a educação é um processo longo, dura toda a vida.” Os pais são construtores por excelência da paz e da educação no ambiente familiar. É do lar que sai a “matéria prima” que vai ocupar as escolas. É do lar que sai o cidadão. É a partir da família que sairá, como muitos dizem por aí, a esperança de futuro.

Comentários

  1. Hoje o professor está cada dia mais menos comprometido com uma Educação de qualidade.Precisamos mudar esse quadro,e só é possível com compromisso com a EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário