DIÁLOGO DO DIA: aumento do autoestima e grau de pertencimento da população de Tutóia-MA

 



Essas imagens que ele postou junto do texto são de um prédio histórico onde funcionou a Capitania dos Portos em Tutoia. Também sob a mira da picareta do progresso.

Por Severino Santos

 



Acordei hoje (28.09.2025) lendo um belo texto do nosso Elivaldo Ramos, com o título: "A picareta do progresso, está mudando a cara de Tutóia". Respostei para ele e os demais: "Os moradores de Tutóia, tem que aumentar sua autoestima e o grau de pertencimento.

"A picareta do progresso" como você coloca no texto, age e a população fica parada, alguns, até defendem essa destruição da memória do município. Várias vezes, já coloquei esse assunto em pauta. Quando da derrubada da faixada do antigo Clube Náutico, a faixada de uma igreja evangélica, até do Hotel [Tutoia Palace] que foi derrubado para construir o supermercado [Camino], que era um prédio moderno, mas já fazia parte do Patrimônio Arquitetônico do município.

Algumas dessas minhas manifestações enviei até para o IPHAN e para o Patrimônio da União, mas a alerta tem que vir do conjunto da população. Esperar ação do Poder Público, já comprovou que não é o caminho. Como gosto de dizer, nas questões do Bairro São José: uma comunidade organizada e unida, vale mais que "dois vereadores, o prefeito e a Câmara inteira". Uni-vos e seremos milhões.

Veja imagens do Google 2012, 2019 (e minha de 2025) dos locais citados: Capitania dos Portos e Hotel Palace 

Antes, a Capitania; agora, a loja Daniel Home Center .









 

Comentários