Maxuel Pinto e Maciel Oliveira, presidente do Comitê
da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
De 5 a 9 de maio aconteceu o 2º Fórum Brasil das Águas realizado no Centro de Convenções em João Pessoa/PB. O evento foi uma realização da Rede Brasileira de Organizamos de Bacias Hidrográficas – REBOB, Agência Executiva de Gestão das Águas/PB (AESA), Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos/PB e Governo da Paraíba. Tendo como público alvo, o poder público municipal, estadual e federal, a iniciativa privada, os usuários de recursos hídricos, entidades civis, ONGs, a academia e toda a sociedade civil, o encontro trouxe também em sua pauta as questões de gênero, da educação ambiental, da academia e fortaleceu o engajamento da criança e do jovem nos diálogos e na educação pela água. Teve como objetivo macro o diálogo sobre nossas águas, personalidades e instituições que detém a governança e o poder decisório sobre os recursos hídricos, na busca de alinhar as políticas públicas para um melhor cuidar de nossa riqueza.
O evento contou com uma vasta programação, com painéis sobre o Cenário do saneamento no Brasil; As Universidades na gestão dos Recursos Hídricos; Mudanças Climáticas: adaptação, resiliência e controle de riscos; A gestão dos recursos hídricos frente às alterações climáticas; Outorga e fiscalização como instrumento de gestão e planejamento; Água e desenvolvimento na visão geracional; Educação Ambiental e comunicação para implementação da Política de Recursos Hídricos e Água e agricultura: enfrentando os desafios da degradação do solo e da escassez hídrica, contou também com o I Seminário Estadual Saneamento Rural.
A Rede Buriti foi representada pelo seu presidente Maxuel Pinto, que é conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos/MA, “o evento foi essencial para trocas de experiências entre os membros dos Comitês de Bacias, dos conselhos estaduais de Recursos Hídricos, sendo uma estratégia no debate sobre a implementação da política pública de recursos hídricos nos seus territórios”, destaca Maxuel Pinto.
Texto e fotos de Maxuel Pinto
Comentários
Postar um comentário