Tutoia precisa avançar. A cidade está estrategicamente situada na Rota das Emoções, um dos principais roteiros turísticos do Brasil, e possui um enorme potencial em diversas áreas. No entanto, ao longo dos anos, muitos gestores não perceberam ou não buscaram explorar os projetos estaduais e federais disponíveis, como vêm fazendo Barreirinhas, no Maranhão, e diversas cidades no Piauí e Ceará.
Se compreendermos essa realidade e soubermos captar investimentos para nossa cidade — que tem todas as condições para se tornar um polo regional — poderemos transformar seu futuro. Para isso, é fundamental uma articulação regional eficiente e incentivos adequados, como a construção de um hospital regional, a instalação de centros universitários (IFMA, universidades federais, estaduais ou privadas) e investimentos em setores estratégicos, posto que temos enorme potencia no turismo, agricultura, pesca, extrativismo e indústria. Com essas iniciativas, Tutoia tem potencial para se tornar uma das cidades mais importantes e desenvolvidas do Maranhão.
No entanto, antes de tudo, é essencial garantir infraestrutura básica de qualidade. Sem essa base, torna-se inviável a implementação dos projetos mencionados.
Infelizmente, o que temos observado é uma gestão com visão limitada, focada em projetos pequenos e populistas, que não promovem o crescimento real, mas apenas alimentam a dependência da população mais necessitada em um modelo de política assistencialista e eleitoreira.
Precisamos mudar essa mentalidade, reconhecer os potenciais do município e buscar viabilidade econômica e política para atrair investimentos que realmente transformem Tutoia, aliado ao desenvolvimento sustentável e estratégico é o único caminho para garantir um futuro próspero para nossa cidade e sua população.
Comentários
Postar um comentário