Levantamento do mastro do festejo do Divino Espírito Santo em Tutoia Velha





















Texto e fotos da Comunidade Tutoia Velha no instagram 

O festejo iniciou hoje, 09/05, e se estende até dia 19/05


Dia de mastro em Tutóia Velha, como dizem é um dia diferenciado. É um dia de emoções, dia de dar sentido à fé. A movimentação começa na madrugada com alvorada de sino, caixas, cantos e fogos. Ao amanhecer chegam os homens que vão buscar ou tirar os mastros, antes tomam café. 


Às vezes vão de canoas pelo igarapé, ultimamente estão indo de carro. A chegada com o mastro é outro momento de grande emoção, dar aquele aperto no peito por gratidão pela vida e bênçãos alcançados, traz também a lembrança de entes queridos que já morreram. 


Os homens carregando os mastros nos ombros, os caixeiros tocando as caixas e o povo acompanhando. Ao se aproximar muda-se a batida da caixa, o sino toca e os fogos estouram. Chegando à porta da igreja começa a dança, tem a alegria, tem demonstração de fé. Após, os homens, os carroceiros e o povo vão almoçar, comida preparada para essa finalidade. Após uma pausa, retoma-se a animação com a dança do caroço até o momento de ir para a frente da Igreja. O povo vai chegando, devotos chegam para pagar promessas, de perto e de longe eles veem. É momento de reencontrar amigos distantes, familiares, compadres e comadres. 


Enquanto isso alguns homens vão preparar os mastros, colocar as bandeiras, as cordas, etc. Ao se aproximar o momento de levantar todos se dirigem para próximo dos mastros, as caixas mudam a batida e os que estão perto levantam puxando pelas cordas durante isso o sino bate festivamente e os fogos estouram. 


Em alguns, as lágrimas rolam nos rostos, a fé pulsando. Após se canta no interior da Igreja a Ladainha e o Hino. É só o início da festa. Alguns de um puritanismo doentio condenam, mas em Tutóia Velha a tradição tem perdurado e nem por isso Deus tem abandonado aqueles que a ele recorrem.


Comentários