Cultura de Tutoia perde Valdemar do Bom Gosto autor da toada meu “Boizinho de Paneiro”

Foto: Acervo da Secult  


Uma da principais composições do puxador de toadas de bumba-boi em Tutoia, concedido por Valdemar do Bom Gosto, sem dúvidas é “Boizinho de Paneiro”, gravada pelo intérprete Ribamar Veras, num dos Cds gravados pelo Boizinho Precioso (1999-2022). 


Veja um trecho da letra:


Era criança, brincava com meu boizinho no terreiro do vizinho junto com meus amiguinhos. Não tinha nada, maracá e nem pandeiro, o boi que nós brincava era feito de paneiro. 

Minha fantasia era feita de papel, tinha um pedaço de vidro que eu colocava no chapéu e assim mesmo brilhava como estrela lá no céu”. 



Valdemar Silva da Rocha faleceu na última terça-feira (16.04.2024) prestes a completar 85 anos de idade, na comunidade Bom Gosto, zona rural, onde residia. Ele nasceu na época em que Tutoia estava emancipando-se politicamente, aos 8 de julho de 1939.


A Secretaria de Cultura de Tutoia postou uma nota de pesar, veja: “É com pesar que lamentamos o falecimento do Sr. Waldemar Rocha, um ícone da cultura tutoiense, que nos deixou aos 84 anos de idade. Poeta talentoso e reverenciado por muitos grupos folclóricos em Tutóia e na comunidade de Bom Gosto, onde residia, ele dedicou sua vida à preservação das tradições locais. Seu legado será lembrado como uma contribuição valiosa para a riqueza cultural de nossa região. Enviamos nossas condolências à família e amigos, e que encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados com ele. Que descanse em paz”.



Comentários