Paulino Neves faz aniversário hoje (10)


O Município de Paulino Neves comemora 29 anos de emancipação política na data de hoje (10). A emancipação aconteceu em 10 de novembro de 1994. Até aquela data, Paulino Neves (do lado direito do Rio Novo era Distrito de Tutóia); e o Rio Novo (do lado esquerdo do referido rio) era povoado de Barreirinhas. Atualmente as duas áreas formam a zona urbana da cidade atual.  


Entretanto, há que se esclarecer, a povoação de Paulino Neves é bem mais antiga, datando, mais ou menos do final do século XIX. Há registros em jornais antigos de fazendas e sítios na região do Lago Taboa e povoados (Carrapato, Alto Bonito, São José [San’ José], Buriti Redondo, Canindé, entre outros). Os dados são do “Almanack Administrativo, Mercantil e Industrial do Maranhão” dos anos de 1864 a 1866. 


De acordo com o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município foi criado pela Lei Nº 6.185, de 10 de novembro de 1994, com sede no Povoado Paulino Neves, desmembrado dos municípios de Tutóia e Barreirinhas, subordinado à Comarca de Tutóia.


O centro da cidade é cortado pelo Rio Novo, que desagua no mar, servindo de limite natural com o território tutoiense. Limitando-se, pois, ao Norte com o Oceano Atlântico; a Leste com o município de Tutóia; a Oeste com o município de Barreirinhas e ao Sul com o município de Santana do Maranhão. Oficialmente o Gentílico é “paulinoense”; mas há pessoas que, costumeiramente, usam outro termo: “paulinevense”.   


Em relação à nomenclatura da cidade há aqueles que nunca concordaram. O primeiro nome aprovado por um grupo de lideranças locais para a emancipação foi Rio Novo ou Rio Novo dos Lençóis; não passou para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado; a que se sabe houve lobby de alguns políticos para aprovar o nome para Paulino Neves. Para o historiador e professor Luís Carlos Reis “não existe nenhuma obra deixada neste município pelo homenageado e antes mesmo do nome Paulino Neves, era conhecido os dois lados por Rio Novo; o nome foi citado de forma inadequada e política”, comenta.


Há ainda, de acordo com o mesmo pesquisador, alguns povoados na região sul do município que são atendidos administrativamente (escolas, atendimento de saúde) pela Prefeitura de Paulino Neves, mas por imposição da lei de criação integram o território dos municípios limítrofes. Sabe-se que há em curso um estudo sendo feito pela UEMA e Assembleia Legislativa do Maranhão para redefinir limites municipais no estado.


Paulino Neves é um município jovem e em franco crescimento e boa parte da população sobrevive da agricultura familiar e da pesca. Entretanto, há potencial para a exploração do turismo contando com belas praias e dunas com lagoas pluviais; tem ainda um parque eólico em funcionamento, quando da sua implementação, foi anunciada a capacidade inicial de produção de 220 megawatts.



Desejo feliz aniversário a cidade. 


Texto: Professor Elivaldo Ramos, em 10.11.2023. 

  



Comentários