Pesquisa diz que 379 lojas fecharam as portas em 2020 no Maranhão

 No Maranhão, entre 2016 e 2020, mais de sete mil lojas fecharam as portas.

Postado por Central de Notícias 

Imagem: Divulgação 


A Pesquisa Anual do Comércio (PAC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que levanta dados sobre o setor no Brasil, revelou os prejuízos da pandemia no comércio formal e no número de pessoas ocupadas. Segundo a pesquisa, em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, 379 lojas fecharam no Maranhão.


O último levantamento da Pesquisa Anual do Comércio (PAC), divulgado nessa semana, mostrou que houve uma queda recorde no número de unidades, locais de empreendimento e no número de pessoas ocupadas formal ou informalmente em todo o país. Os dados são de 2020.


No Maranhão, entre 2016 e 2020, mais de sete mil lojas fecharam as portas. Além dos impactos causados pelas medidas sanitárias, a diminuição de unidades locais também é reflexo do movimento de migração para o comércio eletrônico.


Diferente do resto do país, os dados mostraram que o Maranhão teve um leve aumento no número de pessoas ocupadas formal ou informalmente. De acordo com o analista do IBGE, José Reinaldo Ribeiro, em uma comparação entre os anos de 2020 com 2019 houve um aumento de 0,4% de pessoas ocupadas.


“Na comparação 2020 com 2019 houve um pequeno aumento no número de pessoas ocupadas, que foi de 0,4%. Porém, vale observar que esse quadro de pessoal ocupado da Pesquisa Anual do Comércio é um retrato de 31 de dezembro, e dezembro é um mês com suas especificidades. É um período em que o setor comercial contrata mais”, disse.


Comentários