TUTÓIA: Colégio Almeida Galhardo, um janelão aberto




Por: Corrinha Merequeta | Postado no Facebook do Flavio Merequeta 


Foi ali, embaixo das mangueiras do tão famoso “quintal da dona Maria Amélia” (assim já me contaram) no dia 22 de dezembro do ano de 1964, que surgiram as primeiras ideias que transformariam a educação tutoiense. E transformaram.


Quem diria que a chegada de um padre novo,  recém-ordenado em Roma e enviado por Deus para a nossa pacata cidade, plantaria a semente que mais tarde germinaria e seria o JANELÃO ABERTO para a Educação?


Pastor Hélio Maranhão, o Pastor de Tutoia (in memoriam), foi o grande idealizador de tudo. Seus olhos brilhavam quando falava do Colégio Almeida Galhardo, nome dado em homenagem a um poeta tutoiense.


Ele chegou e criou a escola e com ela, as treze colheres de fermento, titulação atribuída às treze primeiras professoras que posteriormente fariam crescer essa profissão que hoje predomina aqui em Tutoia.


A gaivota é o seu símbolo. A ave que se junta ao bando para buscar a liberdade. Ela voa alto e seu retorno é sempre uma alegria aos que estão à sua espera. É assim o galhardense. Depois de sua realização aqui, vai em busca de sua aspiração e volta para mostrar que o vôo alto da gaivota valeu a pena. Quantos já voaram e voltaram trazendo nas asas proveitos para os que aqui ficam…


O perfil do galhardense está no significado das cores da nossa bandeira. O cinza significa neutralidade, elegância, sofisticação, assim como reflexão, elegância e equilíbrio.


O branco significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz".


Somos isso tudo. Uma mistura de duas cores brandas que não obstante a tantos dissabores da vida, parecem nos trazer a paz e vontade de gritar bem alto e com orgulho: Somos pioneiros! Somos galhardenses!


Nossa história continua a ser escrita e contada. São inúmeros narradores e personagens para um livro que não tem limites de páginas, de edições e tão pouco de autores. A nossa história contada em cinza e branco, ilustrada de pequenas aves que sobrevoam o céu de nossa terrinha, nos trazendo sempre a esperança de melhores tempos. A história de 57 anos do Colégio Almeida Galhardo.


Parabéns a essa escola tão amada que do seu idealizador recebeu o título de: O JANELÃO ABERTO.


Obrigada, Colégio Almeida Galhardo, por abrir o Janelão para mim e para tantos tutoienses!


Obs.: Hoje seria o dia da festa mais badalada da cidade.

Homenagem aos 57 anos do Colégio Almeida Galhardo.


Em: 22 de dezembro de 2021


Comentários