WELLITON RESENDE: um apaixonado no combate à corrupção

Welliton Resende e o titular do blog

Ex-auditor do TCE/MA (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão), auditor da CGU (Controladoria Geral da União), educador popular, militante do Movimento de Controle Social e Combate à Corrupção do Maranhão.

 

Sempre na linha de frente combatendo a pior enfermidade que assola a nossa sociedade a CORRUPÇÃO. Esse é Welliton Resende um Servidor Público a serviço da moralidade. Veja a entrevista.

 

Como começou o seu interesse por esse movimento de combate à corrupção?

Wellinton - Creio que foi desde o primeiro dia em que comecei a trabalhar no TCE-MA, isto foi em 2001. Até, então, não tinha nem noção do que era esse movimento e o meu trabalho de estréia no Tribunal foi analisar a prestação de contas do Município de Pedreiras. Só aí, pude me deparar com as barbaridades que são cometidas contra o dinheiro público. Depois passei no concurso da CGU e criei o Curso de Formação de Auditores Sociais, onde ia a várias cidades do MA mostrando ao povo como se analisa uma prestação de contas e como se apresenta os resultados ao Ministério Público.

 

 

Você se sente bem em fazer parte desse movimento?

Wellinton - Me sinto extremamente feliz, pois acredito que o Maranhão não é um Estado pobre. Ele é, sim, empobrecido por elites regionais que drenam todos os recursos públicos para o seu proveito pessoal deixando a população totalmente desassistida das políticas públicas.

 

Você admira algum politico no Brasil?

Wellinton - Sim, claro, não podemos generalizar.

 

Você acredita que na politica ainda existem pessoas honestas?

Wellinton - Claro, pois a sociedade é composta por pessoas de boa índole e de má índole. Logo, na Política temos pessoas dos dois segmentos. Mas a nossa realidade atual, é que cada vez mais as pessoas de boa índole são afastadas do processo. Só para que os nossos leitores tenham ideia, cerca de 40% dos nossos deputados e senadores tem problemas com a Justiça e isso é muito grave para a construção da Democracia que é almejada por todo o povo brasileiro.

 

No seu entendimento as instituições de controle como CGU, TCU, TCE e os poderes legislativo e Judiciário estão, de fato, comprometidos em combater a corrupção no Brasil?

Wellinton – A meu ver sim, no entanto, a nossa Justiça ainda é muito lenta e permite muitos recursos, o que acaba contribuindo para aumentar a sensação de impunidade reinante hoje.

 

Em sua opinião como os municípios podem prevenir a corrupção?

Wellinton - Creio que com uma participação mais ativa da sociedade, na cobrança da correta aplicação dos recursos públicos.

 

Porque as prestações de contas de alguns prefeitos são aprovadas pelo TCE-MA, mas no município as ações não aconteceram? Onde estar o erro?

Wellinton - Por que o TCE-MA não tem condições de fiscalizar in loco todos os 217 municípios do Estado e, na maioria, a análise se restringe apenas à prestação de contas, que por sua vez estão repletas de documentos falsificados.

 

Pra você, o que falta melhorar para que se tenha uma boa gestão publica?

Wellinton - Na realidade, creio que quando começarmos a prender todos os prefeitos e prefeitas corruptos a coisa vai começar a melhorar. Hoje, infelizmente, na maioria dos municípios reinam a corrupção e a falta de conhecimento de gestores municipais, o que gera incompetência na gestão.

 

 

Como você vê a participação da sociedade no combate a corrupção?

Wellinton - Sou um defensor apaixonado pelo Controle Social, para mim todo o cidadão tem o dever de acompanhar a destinação de cada centavo transferido aos cofres públicos. Esta é a minha crença de vida.

 

Diante de várias irregularidades que você já presenciou como auditor da CGU, qual foi a que mais lhe chamou atenção?

Wellinton - A mais repugnante para mim foi a de um comerciante que ficava com R$ 5,00 de cada pessoa que ia receber o benefício do Programa Bolsa Família em seu comércio.




Foto Selfie: Elivaldo Ramos, 26.11.2021, na 7ª Plenária Estadual da FETRAM
Fonte: https://blogdocontrolesocial.blogspot.com
Autor: Welliton Resende 

Comentários