SINSPUTSAMPAN: Nota aos sócios



Muitos têm sido os questionamentos sobre precatórios, sobras do Fundeb e piso salarial, pois bem, vamos por parte.


Precatórios TUTÓIA 

Se vamos ou não ainda receber alguma coisa desse dinheiro,  só Deus sabe.

Motivo 1 - já foi gasto ( isso é fato)

Motivo 2 - quando foi gasto, existiam decisões e permissões que favoreceram a imprudência do gestor.


Mesmo assim deixamos claro que fizemos tudo que estava ao nosso alcance, prova disso são as ações que temos na justiça cobrando o rateio do dinheiro. Porém sabemos que a justiça demora para resolver. 


Sobras do Fundeb 

Ainda não temos dados concretos para afirmar a existência dessas sobras no ano de 2021, portanto estamos buscando essas informações. 


Sendo assim o que podemos fazer é aguardar até que tenhamos provas de que essas sobras existem, só então poderemos cobrar o rateio. 


Piso de 2022

Conforme Previsto, Piso Do Magistério o Reajuste poderá ser de 31,3% em Janeiro De 2022.


O aumento se deve a incrementos nas receitas de impostos e majoração nos recursos do novo Fundeb. A correção está garantida na Lei 11.738/2008 e em Portaria assinada pelos ministros Milton Ribeiro e Paulo Guedes, da Educação e Economia, respectivamente.


O Piso do Magistério não foi reajustado em 2021. Essa correção de 31% para 2022 ajudará a amenizar essa perda e também a inflação, que está bem alta. 


Conforme já era previsto o piso do magistério cresceu e o reajuste previsto para janeiro de 2022 é de 31,3%. A estimativa anterior era de 12,5%.


A Portaria Interministerial nº 8/09/2021 — que garante 31,3% de reajuste para o magistério em janeiro de 2022 — foi publicada no Diário Oficial da União em 25 de setembro de 2021 (sábado).


Atenciosamente 

Professora Sara Soares


Comentários