SINSPUTSAMPAN: diretoria participa da 7ª plenária da FETRAM em São Luis com debates importantes sobre o serviço público




A presidente do SINSPUTSAMPAN - Sindicato Intermunicipal de Tutóia e Paulino Neves, Sara Soares, participou - juntamente com os membros da diretoria do sindicato: Tamires Araujo, Laercio Cristiano, Leandro Diniz e Elivaldo Ramos - da 7ª Plenária Estadual da FETRAM - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DO ESTADO DO MARANHÃO – FETRAM/CUT-MA.


A 7ª Plenária Estadual da FETRAM, aconteceu nos dias 26 27 de novembro do ano 2021, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão - FETAEMA, com o tema SERVIÇO PÚBLICO: realidade e desafios e eixos temáticos muito relevantes foram debatidos na Plenária: Análise de Conjuntura Nacional, Estadual e Municipal; Registro Sindical; PECS 32/23 e Precatórios; Terceirização na Administração Pública; lançamento da Campanha Salarial 2022 dos Servidores Públicos Municipais; Piso Salarial e Carga Horária da Enfermagem; Servidores da Educação na Pandemia; e, Brigadas Digitais.


Os ataques ao serviço público e ao servidor público foram temas centrais em todas as falas, evidenciado nos muitos discursos de ódio tentam criminalizar o serviço público de carreira. 


O Serviço Público, sabido por todos, é muito importante para a garantia do estado democrático de direito. São estes servidores públicos que realizam e garantem a qualidade dos serviços nas áreas da segurança pública, da assistência social, da organização administrativa, do controle social através de fiscalização da atuação dos governos, da saúde e da educação. Os dois últimos, considerados os mais importantes para a vida, pois são base para os outros aspectos necessários à sobrevivência humana se efetive com qualidade.


Sara Soares fez questionamentos sobre os recursos dos precatórios do FUNDEF recebidos pelo município mas já gastos na gestão do ex-prefeito Romildo do Hospital quase que em sua totalidade e pediu esclarecimentos ao jurídico da Federação que explicou que como já foi gasto o recurso fica difícil de se ter uma posição concreta quanto ao rateio desse recurso para os servidores da Educação. A presidente disse que vai divulgar um vídeo nos canais de comunicação oficiais do Sindicato dando mais esclarecimentos sobre o assunto. 


Veja algumas imagens do evento:










Comentários