TUTÓIA: a realização da tradicional Regata de Canoas enche de felicidade os pescadores de Tutóia

A Pandemia da Covid-19 tem provocado um clima de desânimo na população, mas o que se viu no dia de hoje foram pessoas alegres e agradecidas e se sentindo valorizadas, especialmente os pescadores e pescadoras de Tutóia.



Pois, na manhã ensolarada deste domingo (31.10.2021), dezenas de pescadores, pescadoras e marisqueiras,  pegaram suas canoas à vela e foram fazer aquilo que mais sabem na labuta diária no mar de Tutóia: velejar. Mas, hoje tinha um motivo especial: participar, conquistar o primeiro lugar e concorrer a 24 Mil e Quinhentos Reais, e mais 400 cestas básicas distribuídas no evento pela Prefeitura de Tutóia, através da Secretaria de Pesca, por ocasião da realização da 35ª edição da Regata de Canoas.


Os pescadores saíram cedinho de seus atracadouros e se dirigiram até a praia da Moita Verde, localizada no litoral de Tutóia, entre a praia dos Félix (Bairro São José) e a praia do Amor, no povoado Arpoador. Dali se iniciou a corrida marítima. Dada a largada, se via no horizonte um total de 80 canoas com seus velejadores rumo à praia da Barra, local do encerramento da competição, após, aproximadamente, 50 minutos velejando. E cada canoa aproveitou o melhor do vento, o esquematizado na estratégia e a experiência de cada mestre. Na saída enfileiradas, era belo ver o colorido dos panos das velas sustentadas pelos mastros (um pedaço de madeira, geralmente de mangue, cuidadosamente escolhido para lastrear o pano e melhor aproveitar o vento). 


Ao longo da costa uma multidão, entre familiares de pescadores, moradores locais e turistas vislumbravam esse tradicional evento que ocorre anualmente no mar de Tutóia. 


Até mesmo os acostumados com esse evento, que este ano se juntaram a centenas de turistas que estão na cidade, esboçaram largos sorrisos como se tivessem vendo o evento pela primeira vez, sem dúvida, de felicidade. Felicidade devolvida ao povo de Tutóia após dois anos sem evento por conta da pandemia da Covid-19.


A 35ª edição dessa festa do pescador de Tutóia, organizada pela Secretaria de Pesca e apoio da Colônia Z-17, e ainda das Secretarias de Cultura  e Turismo, também se diferenciou e muito dos anos anteriores, foi realizada nos moldes do que se fazia há mais ou menos cinco anos atrás, aliás, no então governo do atual prefeito Diringa.


A Secretaria Municipal de Cultura foi a responsável pela estrutura de som, locutores e ornamentação de todo o evento. "Para nós o mais importante foi ver o povo feliz", disse a Secretária de Cultura, Verônica Damasceno.


O prefeito na sua fala disse que estava “muito feliz em apenas um dia a nossa cidade e a nossa população serem contempladas com obras públicas importantes como essas. Além do mais, acontecer no mesmo dia em que a gente retoma a festividade da tradicional Regatas de Canoas que a gente já fazia desde quando fomos presidentes da Colônia de Pescadores [...] os pescadores e pescadoras de Tutóia me conhecem e sabem da satisfação que tenho de realizar essa festa” completo o prefeito Diringa. 


Vários populares postaram em sua rede social frases do tipo:


“Hoje, tive a felicidade de ver pessoas simples sorrindo e se divertindo na praia”. 


“Apenas uma regata, mas algo que faz parte da cultura dos pescadores, gente simples e humilde que com tão pouco se sentiram realizados”. 


“Em 10 anos que estou em Tutóia é a segunda regata que eu participo. Essa [deste ano], foi ótima”.


Estiveram presentes para garantir a segurança de todos os presentes na praia a Guarda Civil Municipal-GCM, o Corpo de Bombeiros que inaugurou também hoje o seu posto, ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão de Organização da Colônia de Pescadores, liderada pelo Presidente Francisco Bem-ti-vi, além de grupos culturais e esportivos e músicos locais.


A Prefeitura garantiu, através da Secretaria de Pesca, toda a Estrutura para a realização do evento e foi um sucesso. Há anos que não se via uma festa como essa para os pescadores de Tutóia. 


Relevante dizer que a cidade teve o reconhecimento do Governo do Estado do Maranhão, enviando representantes do Governo como o Secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela que esteve acompanhado de alguns deputados e outros assessores no evento na praia e na entrega do Posto do Corpo de BOMBEIROS, que esteve acompanhado do Senador Weverton e de Deputados. 





Prefeito Diringa e Deputados na Premiação 




Presidente da Colônia Francisco Bem-ti-vi (no centro). Foto: Alexandre Lago. 

Foto oficial feita na Praia da Barra.  


Várias autoridades e políticos acompanharam a Regata, entre elas, Diringa Baquil, Prefeito de Tutóia, Jamilza Baquil, Presidente da Câmara de Vereadores, Senador Weverton, Jefferson Portela, Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Deputado Estadual Zé Inácio, Cel. Célio Roberto, Comandante do Corpo de Bombeiros, Deputado Estadual Glaubert Cutrim, Leonardo Neto, Procurador do Município, Maria do Carmo, Vice-prefeita, Vereador Raimundo Sintraf, Líder do Governo, José Ovídio, Secretário Municipal de Pesca, Francisco Bem-te-vi, Presidente da Colônia Z-17, Secretário de Saúde Alexandre Baquil e sua esposa Romagna Castro. Participaram também do evento alguns Vereadores como Bernardo Oliveira e outros, além de várias lideranças políticas. 


Veja os nomes das canoas vencedoras:


Categoria Grande

1-Rosa Keila 2-Santa Maria 3-Florismar 4-Marisol


Categoria Média Grande

1-Marisol

2-Safira

3-Juju

4-Estrela do Mar


Categoria Feminina

1-Louvado Seja Deus

2-Marinalva

3-Safira

4-Lucilene


Categoria Pequena

1-Patricia 

2-Risadinha

3-Piaba

4-Pinto Forrozão 


Veja outras imagens do evento:








Turistas acompanhando o evento.





Fotos: da rede social e Departamento de Comunicação 



HISTÓRIA DAS REGATAS DE TUTÓIA

As regatas, em Tutóia, começaram por conta da ação da Capitania dos Portos da Parnaíba. Com as regatas de Luiz Correia a Parnaíba, que tinha a participação também de pescadores daqui. Então, com esse incentivo, os pescadores daqui tiveram a ideia de realizar as próprias regatas.


A primeira regata começou, salvo engano, em 1962, com  a concorrência de três canoas, a remo. A de papai, que era a Nova Área, representava a Colônia de Pescadores Z-12, a de Manoel de Jesus Silva - Manoel Zuzu, presidente da Estiva, que era a 4 de julho, e representava a Estiva, e a de José, que era a Naza, e representava a Marinha.


Nesta primeira regata, eu estava no comando da canoa e fomos os primeiros colocados. Eram sete tripulantes em cada canoa: eu, na popa, o Antônio Félix, irmão de minha esposa Dalva, o José dos Reis, meu irmão conhecido por Canã, o Hilton, meu irmão, o Raimundo, meu sobrinho, conhecido por Mundá, o Antônio Luís, meu amigo e meu pescador, e Elias, meu amigão, companheiro de pesca, de futebol, de tudo. A partida se deu de perto do povoado Comum - no porto do igarapé que vai diretamente para o povoado Comum - que era chegar na rampa do porto de Tutoia. Perto tinha um navio descarregando para três barcas que, atracadas num rebocador, seguiam para Parnaíba, carregadas de babaçu, cera da carnaúba, tucum, castanha do Pará, casca do mangue vermelho etc. 


Quando passamos por lá, tanto o pessoal do convés do navio quanto o pessoal das barcas, todos vibraram porque estávamos em primeiro lugar. Eles gritaram que não podiam dar outra coisa que não fosse uma salva de palmas. E foi o que eles fizeram. Isso nos entusiasmou mais ainda. Criamos mais força para remar forte e seguir adiante.


Antes da corrida, notei que o tio João Henrique estava preocupado. Perguntei o que era e ele me me disse que, antes de nossa partida, a aposta maior era de que quem ia ganhar a regata era a canoa 25 de Março, que representava a estiva. Eu respondi para ele que estávamos na frente e que assim seria a chegada e que se outra canoa se empareiasse com a nossa, o que não iria dar de acontecer, seria por conta de algum feitiço muito grande, e que esse azar não iríamos levar nunca. Quando eu terminei de dizer isso, avistei papai, abaixo da Capitania dos Portos, gritando feito menino. Isso me deu mais vontade de ganhar e manifestei isso para os demais tripulantes, pedido maior emprenho e confiança na corrida. Não deu outro resultado. Fomos os vencedores.

Então, José Tristão, que era marinheiro da Capitania dos Portos, o Espedito, sargento da Capitania, baixo, forte, barbudo, casado com a filha da velha Coló, vieram nos receber com bandeirinhas na mão. Lá no mangue nós tínhamos dado uma derrapada e rasgado a bandeira da canoa. Foi quando o Canã tirou a camisa vermelha que ele estava usando e botou no lugar da bandeira da canoa.

As regatas, de ano para ano, foram ficando maiores, mais competitivas. Sempre se realizando no mês de outubro, às vezes antes no mês de setembro, sob responsabilidade da Colônia e dos pescadores. Até quando a Colônia e os pescadores realizavam as regatas, só podiam participar profissionais devidamente documentados. Depois, todos puderam participar.

Fragmento extraído do texto "AS REGATAS EM TUTOIA" do escritor Kenard kruel - Depoimento de Luís Ferreira da Silva - Luís Stauta"








Divulgação







Comentários