TUTÓIA: Audiência Pública promovida pelo IEMA e Prefeitura de Tutóia conta com participação de alunos e profissionais da Educação

 Na tarde de hoje (22.10.2021) dezenas de alunos e profissionais da Educação de várias escolas das redes pública e estadual de ensino participaram da Audiência Pública realizada pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA em parceria com a Prefeitura de Tutóia onde foram apresentadas as ações do governo do estado já desenvolvidas em outras unidades do IEMA no estado, além de coleta de opiniões entre alunos, comunidade de pais, sociedade civil organizada e profissionais da Educação.

                                                                   Mesa de Abertura


O Reitor do IEMA, Alex Oliveira, afirmou na sua fala que a previsão de entrega da unidade pronta para funcionamento em Tutóia  deve ocorrer ainda no final deste ano e que a previsão de início das atividades estão previstas para o começo de 2022.


                                                  Alex Oliveira, Reitor do IEMA


A Vice Prefeita Maria do Carmo, disse que a prefeitura se compromete em disponibilizar suporte de transporte através da Secretaria de Educação para alunos que residem distante da unidade. Na sua fala fez questão de frisar da "honra de representar o prefeito Diringa na Audiência Pública realizada pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA em parceria com a Prefeitura de Tutóia onde discutimos com a comunidade de pais, alunos e profissionais da Educação a escolha de cursos que serão ofertados na Unidade Plena de Tutóia. A Educação é um instrumento de transformação e será uma das metas do nosso governo". 

                                                       Vice Prefeita, Maria do Carmo


Quem também fez uso da fala foi  presidente da Câmara de Vereadores "nos fizemos presentes na Audiência Pública realizada pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA em parceria com a Prefeitura de Tutóia onde se discutiu a escolha de cursos que serão ofertados na Unidade Plena de Tutóia. Acreditamos na Educação como instrumento de mudança" disse Jamilza Baquil.

Jamilza Baquil, Presidente da Câmara de Vereadores



Para Adriana Paiva Lima, Secretária Adjunta de Educação, “o IEMA vem contribuir para a oferta de cursos técnicos e vai contribuir para formar mão de obra para o mercado local. [...] o município é parceiro através da Secretaria de Educação e de outras Secretarias também" enfatizou.


Adriana de Paiva Lima 

O Secretário de Turismo, Patrick Araújo, fez questão de enfatizar que "um dos eixos importantes a ser analisado e proposto pelos alunos como curso a ser ofertado, sem dúvidas é o do Turismo tendo em vista nosso potencial nessa área aqui em Tutóia", reforçou ele.



Além destas autoridades também alguns vereadores se fizeram presentes, entre eles, Neto Pimentel, Heltonio, Wiliam Silva e Mathea do Regino. 


A sociedade Civil Organizada também estava presente.















Palestrante da Audiência Pública 









No encerramento do evento o Boi Mucunã fez uma belíssima apresentação. 







Comentários