Donald Trump diz que irá processar Facebook, Twitter e Google

 

Banido da maior parte das redes sociais, ex-presidente alega que suas visões políticas estão sendo cerceadas pelas plataformas.

O ex-presidente americano, Donald Trump, anunciou que entrou com processos contra as gigantes de tecnologia Twitter, Facebook e Google, assim como contra seus presidentes, alegando que elas estão silenciando vozes que defendem pontos de vista conservadores. Trump foi banido da maior parte das plataformas por conta de visões consideradas extremistas.

Mesmo antes de sua derrota na eleição presidencial de novembro do ano passado, o republicano ataca a política de moderação das plataformas, especialmente depois que publicações suas passaram a ser restritas ou mesmo apagadas, algumas com informações erradas sobre a pandemia do novo coronavírus.

Em várias ocasiões, ameaçou colocar fim a uma regra de 1996 que exime plataformas e serviços digitais de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo ali publicado — ao mesmo tempo, usava as mesmas redes sociais como principal ferramenta para chegar a seus quase 89 milhões de seguidores no Twitter. Com a derrota, as postagens passaram a espalhar e replicar teorias infundadas de que a vitória de Joe Biden havia sido fruto de uma fraude, um discurso visto como agressivo e potencialmente perigosos por analistas e mesmo aliados de Trump.

Mas a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro, quando partidários do ex-presidente tentaram impedir a confirmação dos resultados das urnas, marcou uma espécie de ponto de virada, ou um ponto final em certos casos. Publicações e vídeos na conta do presidente no Twitter foram declaradas como incitação à violência, ainda mais quando centenas de apoiadores ameaçavam congressistas e funcionários do Legislativo. A conta foi suspensa inicialmente por doze horas, e foi banida em definitivo no dia 8 de janeiro.

Central de Noticias 



Comentários