Como funciona o Sistema Educacional da Inglaterra

SISTEMA EDUCACIONAL BRITÂNICO - HIGH SCHOOL INGLATERRA

    A maior parte das escolas públicas e particulares da Inglaterra segue o currículo nacional britânico, divido em cinco estágios de educação (Key Stages), sendo o último um período de dois anos de preparação para a universidade, chamado de Sixth Form. 

    NÚMERO DE ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

    A educação básica, na Inglaterra, é formada por 13 anos: Year 1 ao Year 13.

    NÚMERO DE ANOS DO ENSINO MÉDIO

    O ensino médio é formado por 4 anos: Year 10, 11, 12 e 13 (também conhecidos como GCSE 1 e 2, AS Level e A2). 

    EQUIVALÊNCIA ENTRE SÉRIE E IDADE

    Year 1: 6 anos
    Year 2: 7 anos
    Year 3: 8 anos
    Year 4: 9 anos
    Year 5: 10 anos
    Year 6: 11 anos
    Year 7: 12 anos
    Year 8: 13 anos
    Year 9: 14 anos
    Year 10 ou GCSE: 15 anos
    Year 11 ou GCSE: 16 anos
    Year 12 ou AS Level: 17 anos
    Year 13 ou A2: 18 anos

    TESTES OFICIAIS PARA UNIVERSIDADE

    Nos quatro últimos anos do High School na Inglaterra o estudante faz exames oficiais, que são coordenados por bancas examinadoras. Em especial, os dois últimos anos, 12 e 13 – conhecidos como Key Stage 5, A Levels ou Sixth Form–, são preparatórios para exames que acontecem ao final do ano 13 – os exames A Level.  As notas desses exames, um para cada matéria cursada, são fundamentais na aceitação do candidato em uma universidade britânica. 

    MÉTODO DE AVALIAÇÃO

    As escolas avaliam os estudantes constantemente por meio de testes, exames simulados e trabalhos individuais e em grupo. No entanto, são os exames oficiais das bancas examinadoras que apareceram no histórico do estudante. Os exames são avaliados da seguinte forma:
    A* / A / B / C / D / E / O / F

    COMO UM ALUNO OBTÉM UM DIPLOMA DE UMA ESCOLA NA INGLATERRA?

    A única maneira de se graduar em uma escola inglesa é cursar os dois anos do Key Stage 5/Sixth Form, e fazer os testes oficiais das bancas examinadoras. No ano 12, o aluno deve fazer de três a cinco matérias, direcionadas a área que pretende focar seus estudos na universidade. No ano 13, o aluno geralmente refina o estudo, cursando três ou quatro matérias, nas quais ele será avaliado individualmente, assim obtendo o certificado de realização do teste A Level.  

    UM ALUNO BRASILEIRO CONSEGUE SE FORMAR E OBTER DIPLOMA DE UMA ESCOLA BRITÂNICA?

    Sim, contanto que ele curse os dois anos do Key Stage 5/Sixth Form.

    POR QUE O CURRÍCULO BRITÂNICO?

    A educação inglesa tem sido considerada uma das melhores do mundo, e seu sistema de avaliação independente é imparcial e permite um retrato real do conhecimento adquirido pelo estudante, independente da escola em que frequentou.  O aluno tem a possibilidade de focar nas áreas de conhecimento que tem maior habilidade, deixando de lado nos últimos dois anos disciplinas que não são de interesse profissional dele. Cursar o currículo nacional britânico pode ser um passo decisivo para quem deseja ingressar nas melhores universidades no Reino Unido. 
    Postagem copiada de: https://www.stb.com.br/intercambio/sistema-educacional-britanico


    HORÁRIOS: ENSINO BRITÂNICO


    O horário escolar é semelhante tanto no primário quanto no secundário. As aulas começam entre as 8:30 e 9 horas e acabam por volta das 15 e 15.30. A hora de almoço varia entre 30 minutos a 1 hora.
    O currículo (Histórico Escolar) na Inglaterra está dividido em diferentes níveis. O primeiro, dos 5 aos 7 anos, o segundo, dos 7 aos 11 anos, e o terceiro, dos 11 aos 14 anos. O currículo inclui Inglês, matemática, ciências, educação artística, tecnologia da informação, educação física, história, geografia, arte, design (moda) e música. No 3.º nível é ainda obrigatório uma língua estrangeira e educação sexual. Conta-se ainda com educação religiosa que é obrigatória desde o primeiro nível.
    Londres é uma das capitais com maior diversidade populacional onde se fala mais de 300 línguas.  Dado o grande número de alunos cujo o Inglês não é sua língua materna, é oferecido pela maioria das escolas apoio extra curricular para aprendizado do Inglês. 


    Comentários