Prefeitos do Maranhão pedem auxílio do governo para a situação de emergência por conta dos alagamentos



Vários prefeitos do Maranhão participaram de reunião em Brasília com o Ministro do Desenvolvimento Regional e no encontro o Ministro Gustavo Canuto se comprometeu em visitar as cidades atingidas pelas enchentes no Maranhão. Canuto comunicou a decisão ao presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, Erlanio Xavier, e ao vice-governador do Estado, Carlos Brandão, durante reunião nesta terça-feira (9) em Brasília. Além dos prefeitos, a bancada federal e deputados estaduais maranhenses estiveram presentes.




“Não há bandeiras, partidos, mas o compromisso de auxiliar pessoas atingidas pelas enchentes e alagamentos”, afirmou Canuto na reunião realizada como parte da agenda da Famem na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que se estendeu até dia 11, com participação histórica de 171 prefeitos maranhenses.

Canuto orientou os gestores municipais sobre os procedimentos necessários para intervenção do governo federal em cenários de crise, além de se comprometer a alocar recursos para ajudar pessoas. O ministro garantiu ainda que uma equipe de engenheiros da ANA, Agência Nacional de Águas, deverá fiscalizar in loco a situação das barragens para garantir segurança aos empreendimentos no Estado.

Participaram da reunião o senador Weverton Rocha, os deputados federais Márcio Jerry, Fufuca Dantas, Júnior Lourenço, Marreca Filho, Pedro Lucas Fernandes, Juscelino Filho, Josimar Maranhãozinho, os deputados estadual Vinícius Louro, Ciro Neto e Felipe dos Pneus. A bancada se dispôs a auxiliar no processo de contingenciamento de recursos.

Durante a reunião o major Clayton Cruz, responsável pela Defesa Civil do Maranhão, repassou informações ao ministro e orientou prefeitos presentes no encontro sobre a decretação de situação de emergência.

Da região do Baixo Parnaíba Maranhense, Roberto Maués, prefeito de Paulino Neves, fez ainda “solicitação de reconhecimento da situação de emergência que está passando Paulino Neves neste momento. A inserção foi feita via sistema pela nossa assessoria” afirmou o prefeito.

O prefeito de Santa Quitéria, Alberto Rocha, também participou da Marcha e esteve nesta reunião com o Ministro. 

Com informações da Central de Notícias do MA

Comentários