Comunidade Arpoador reclama interrupções constantes do fornecimento de energia









A comunidade pesqueira situada em uma das áreas mais bonitas do litoral tutoiense, há anos vive o drama com as quedas de energia e com o problema no acesso. 

A única forma de chegar à comunidade se dar pelo litoral e depende da variação da maré. Em maré cheia não dar para entrar e nem sair por via terrestre e por via aquática não tem transporte público. 

Eu fiz uma medição pelo google earth do povoado Atoleiro até uma área de campo próximo da região de dunas que fica nas imediações do povoado Peroba (povoado vizinho ao Arpoador) e chega quase 800 m de extensão e é nessa área que ocorre os problemas como queda de fios e de postes da rede elétrica que acabam sendo danificados pelo salitre, como mostra a imagem. 

Na semana passada a comunidade ficou quatro dias sem luz, segundo os moradores.    

As duas comunidade sofrem também com a falta de água encanada. Dois poços foram construídos na comunidade Lagoa Grande dos Cabrinhas, mas pela falta de pavimentação ou de projeto que levasse a canalização a água não chegou.

A imagem do google mostra o trecho mais curto que teria a possibilidade de, ao mesmo tempo, se construir um caminho de acesso, de rede elétrica e tubulação de água. Cabe agora o interesse público. 


Comentários